sabato 22 marzo 2025

CAFEZINHO CÁRITAS SÃO VICENTE 2025

 


CAFEZINHO CÁRITAS COMUNIDADE DE SANTO ANTÔNIO

 




ADORAÇÃO EUCARISTICA 13 ABRIL 2025

 




DOMINGO DOS RAMOS/C


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lucas 19, 28-40

Naquele tempo, 28 Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. 29 Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: 30 "Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. 31 Se alguém, por acaso, vos perguntar: 'Por que desamarrais o jumentinho?', respondereis assim: 'O Senhor precisa dele'". 32 Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. 33 Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: "Por que estais desamarrando o jumentinho?" 34 Eles responderam: "O Senhor precisa dele". 35 E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. 36 E enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. 37 Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. 38 Todos gritavam: "Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!" 39 Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: "Mestre, repreende teus discípulos!" 40 Jesus, porém, respondeu: "Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Agostinho

Tratado sobre o Evangelho de São João

“Se aquele sangue não fosse derramado, o mundo não seria redimido”

Ainda não tinha chegado a sua hora, não a hora em que fosse forçado a morrer, mas a hora em que se dignasse ser morto. Pois ele bem sabia quando devia morrer; tem presente todas as profecias que a ele se referiam, e esperava seu pleno cumprimento antes de iniciar sua Paixão. E, uma vez cumpridas todas as profecias, então teria lugar também a Paixão de acordo com a ordem estabelecida, e não por uma fatal necessidade.

Simplesmente escutai, e podereis comprová-lo por vós mesmos. Entre outras coisas profetizadas dele, estava escrito: Lançaram fel em minha comida, para minha sede me deram vinagre. Como isto se cumpriu, nós o sabemos pelo Evangelho. Primeiro lhe deram fel: o aceitou, o provou, porém não quis bebê-lo; mais tarde, suspenso da cruz, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede. Pegaram uma esponja ensopada em vinagre, a colocaram em uma vara e a aproximaram ao crucificado. Jesus, quando tomou o vinagre, disse: Tudo está consumado. O que significa “está consumado”? Que se realizaram todas as coisas profetizadas antes de sua Paixão. Portanto, o que faço aqui? E, realmente, uma vez que ele disse: “Está consumado”, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Mas será que os ladrões crucificados com ele expiraram quando quiseram? Estavam atados pelos laços da carne, visto que não eram os criadores da carne; transpassados por cravos, eram amplamente atormentados, porque não eram donos de seus sofrimentos. O Senhor, por outro lado, quando quis, encarnou-se em um seio virginal; quando quis, apareceu entre os homens; viveu entre os homens o tempo que quis; quando quis, abandonou sua envoltura carnal. Isto é sinal de potestade, não de necessidade. Esta é a hora que ele esperava: não uma hora fatal, mas oportuna e voluntária, que lhe permitiria cumprir o estabelecido antes de sua Paixão. Porque, como poderia estar sob o acaso da fatalidade, aquele que em outra passagem disse: Tenho poder para tirar a vida e para recuperá-la; ninguém me tira a vida, mas eu a entrego livremente para retomá-la? Manifestou publicamente este poder quando os judeus o buscavam: A quem buscais?, perguntou. Responderam-lhe: A Jesus. E lhes disse: Sou eu. Diante de sua voz, retrocederam e caíram por terra.

Porém alguém contestará: se é verdade que ele possuía este poder, por que, então, quando suspenso da cruz, os judeus o injuriavam e diziam: Se és o Filho de Deus, desde da cruz, não desceu, para que, descendo, demonstrasse-lhes seu poder? Porque pregava a paciência, por isso adiava a potência. Pois, se diante da reclamação de suas palavras tivesse baixado da cruz, se diria que o tinha feito vencido pela dor. De forma alguma desceu; permaneceu cravado, para ser descravado quando quisesse.

Ora, acaso lhe custava descer da cruz, a ele que pôde ressuscitar do sepulcro? Portanto, nós que recebemos estes ensinamentos, compreendamos que o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, então oculto, haveria de manifestar-se no juízo, a respeito do qual se disse: Deus vem publicamente e não se calará. Porque primeiro ele calou. Quando calou? Quando foi julgado, cumprindo-se assim a predição do profeta: Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha diante do tosquiador, emudecia e não abriu a boca. Assim, se não tivesse querido padecer, não teria padecido, aquele sangue não teria disso derramado; se aquele sangue não tivesse sido derramado, o mundo não teria sido redimido. Demos, pois, graças tanto ao poder de sua divindade como a misericórdia de sua fragilidade.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




CALENDÁRIO PASTORAL 31 MARÇO-6 ABRIL 2025

 






SEGUNDA 31

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

13,30: ação do Movimento fé e cidadania na Camara Municipal para debater a cobrança da tarifs de esgoto em Manaus

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 1 ABRIL

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

18: Progeto Margens: Ballet (são Vicente)

19:  Progeto Margens: Dirty Dncing (são Vicente)

19: Novena nas comunidades

19: encontro grupo jovem são Vicente: Vicentinos em Cristo

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro


QUARTA 2

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10,30-12: o padre estará presente na capela de são Vicente (oração e atendimento de confissões)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo: Lucas 9


QUINTA 3

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

10,30-12: o padre estará presente na capela de Rosário (oração e atendimento de confissões)

18: projeto capoeira (São Pedro)

18:  Progeto Margens: Teclado (são Vicente)

19:  Progeto Margens: Violão (são Vicente)

19: adoração eucarística nas comunidades. 

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião


SEXTA 4

6: Cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio 

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10,30: o padre estará presente na capela de são Sebastião (oração e atendimento as confissões)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio: Lucas 9


SÁBADO 5

8-18: o padre atende na secretária paroquial

8-12:  Progeto Margens: aula de inglês (são Vicente)

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

15 Pastoral do dízimo

16 Coordenadores de comunidades e administrativos

17 Coordenação da Liturgia

18: Caritas 

19: encontro Ministro da Palavra e da Eucaristia

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

18: encontro jovens Santo Antônio: AJEC

19: encontro grupo jovens Santo Inacio: Coração jovem inaciano 

19,30: encontro grupo jovens do Rosário: Rosas de Maria 


DOMINGO 6

7: Missa santo Antônio

9: missa Cristo Rei

10,15: missa no bairro Meu bem e meu Mal

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

17: encontro jovens são Pedro: Raízes jovens

17: Encontro jovens são Sebastião: flechas da fé 

18: missa são Pedro

 19,30: Missa são Vicente coordinata pela PJ. Missa de entrada do Iconde do Sinodo da Juventude que passará em todas as comunidades até sábado 26 abril.


sabato 15 marzo 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 6 ABRIL 2025




 Quinto domingo quaresma C



Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: João 8,1-11

Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar. Os escribas e os fariseus trou¬xeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: “Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. Moisés mandou-nos na Lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu sobre isso?”. Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. Inclinando-se novamente, escrevia na terra. A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. Então, ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”. Res¬pondeu ela: “Ninguém, Senhor”. Disse-lhe então Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”.


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Agostinho

Tratado sobre o Evangelho de São João

“Tu o amas porque é doce; teme-o também porque é reto”

Só aquela mulher, e retirando-se todos, o Senhor levantou os seus olhos e os fixou nela. Já ouvimos a voz da justiça; ouçamos agora também a voz da mansidão. Quão apavorada deve ter ficado aquela mulher quando ouviu o Senhor dizer: Quem de vocês está sem pecado, que atire a primeira pedra! Mas eles se olhavam a si mesmos e, com sua fuga, confessaram-se réus, deixam aquela mulher sozinha com o seu grande pecado na presença daquele que não tinha pecado. E como ela o ouviu dizer: Aquele que está sem pecado, que atire a primeira pedra, temia ser castigada por aquele no qual não pode encontrar-se pecado algum. Contudo, o que tinha afastado de si aos seus inimigos com as palavras de justiça, fixa nela os olhos da misericórdia e lhe pergunta: Ninguém te condenou? Contesta ela: Ninguém, Senhor. E ele: Eu também não te condeno; eu mesmo, de quem talvez temeste ser castigada porque não encontraste em mim pecado algum. Eu também não te condeno.

Senhor, o que é isto? Tu favoreces aos pecados? É claro que não é assim. Observa o que segue: Vai, e não tornes a pecar. O Senhor imediatamente deu sentença de condenação, mas contra o pecado, não contra o homem. Pois se ele fosse favorecedor dos pecados, lhe teria dito: Nem eu te condeno, vai e vive as tuas liberdades; podes estar bem segura de minha absolvição; eu mesmo, peques o que pecares, te livrarei de todas as penas, mesmo as do inferno e de seus verdugos. Não foi esta a sua sentença.

Não se fixem nisto aqueles que amam no Senhor a mansidão e temam a justiça; porque doce e reto é o Senhor. Tu o amas porque é doce; teme-o também porque é reto... Manso, magnânimo e misericordioso é o Senhor, mas também é o Senhor justo e veraz. Ele te dá tempo para a correção; porém tu amas mais a dilação do que a emenda. Foste mau ontem? Sê bom hoje. Passaste o dia de hoje em pecado? Não sigas assim amanhã. Tu sempre esperando e se prometendo muitíssimo da misericórdia de Deus, como se aquele que te promete o perdão se te arrependes, te houvesse prometido também vida mais longa..


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




CALENDÁRIO PASTORAL 24-30 MARÇO 2025



SEGUNDA 24

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 25

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

10,30-12: o padre estará presente na capela de São Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

19: Encontro grupo jovem Vicentinos em Cristo de São Vicente (sala padre Marquinho)

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro


QUARTA 26

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10,30-12: o padre estará presente na capela de Cristo Rei

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo: Lucas 8 (para todas as comunidades)


QUINTA 27

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

10: Apresentação da Campanha da Fraternidade 2025 na Camara Municipal  

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião


SEXTA 28

6,30: Cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio 

8,30: Encontro do clero na Maromba

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro


SÁBADO 29

14-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

16: encontro com os coordenadores da capoeira 

17: encontro coordenação Movimento fé e cidadania 

17: Canja Cáritas comunidade do Rosário

19: encontro jovem comunidade são Pedro


DOMINGO 30

7: cafezinho Cáritas comunidade são Vicente

Como de costume quando no mês tem o quinto domingo nas comunidades vai ter celebração 

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

10,30: grupo jovem são Sebastião 

 


NOVOS CURSOS GRATUITOS DO PROJETO MARGENS 2025

 





RETIRO ESPIRITUAL DE QUARESMA 2025

 




sabato 8 marzo 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 27 MARÇO 2025

 



Quarto domingo quaresma C


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 15,1-3.11-32

Naquele tempo, 1 Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11 "Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14 Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16 O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17 Então caiu em si e disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18 Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19 já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados'. 20 Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho'. 22 Mas o pai disse aos empregados: 'Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24 Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26 Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27 O criado respondeu: 'É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde'. 28 Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai: 'Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado'. 31 Então o pai lhe disse: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado'".


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Agostinho

Comentário ao Salmo 138: “Afastei-me muito e tu estavas aqui”


De longe penetras meus pensamentos; conheces meu caminho e meu descanso, todos os meus caminhos te são familiares. O que significa “de longe”? Enquanto ainda estou no caminho, antes de chegar à pátria, tu penetras meus pensamentos. Acolhe aquele filho mais novo, pois também ele se tornou corpo de Cristo, Igreja procedente da gentilidade. E o filho mais novo tinha emigrado para um país distante. Porque havia um homem que tinha dois filhos: o mais velho não tinha se distanciado, pois trabalhava no campo, e simbolizava os santos que, no tempo da Lei, cumpriam suas obras e seus preceitos.

Por outro lado, o gênero humano, que havia se rebaixado ao culto dos ídolos, tinha emigrado para um país distante. O que mais longínquo daquele que te fez, do que a forma que tu mesmo te fizeste? Assim, o filho mais novo emigrou a um país distante, levando consigo toda a sua fortuna e - conforme nos informa o Evangelho - a desperdiçou vivendo dissolutamente. E começando a passar necessidade, foi e arranjou-se com um homem importante daquela região, e que o mandou cuidar dos porcos. Tinha desejo de saciar sua fome com a comida dos porcos, e ninguém lhe dava de comer.

Depois de tanto trabalho, penúria, tribulação e necessidade, lembrou-se de seu pai e decidiu voltar para casa. Pensou: voltarei para meu pai. Agora, reconhece a sua voz que disse: sabes quando me sento ou me levanto. Sentei-me na indigência, levantei-me pelo desejo de teu pão. De longe penetras meus pensamentos: por isso o Senhor disse no Evangelho que o pai pôs-se a correr ao encontro do filho que regressava. Realmente, como de longe tinha penetrado em seus pensamentos, conheces meu caminho e meu descanso. Meu caminho, diz. Qual caminho, a não ser o mau, o qual tinha percorrido afastando-se do pai, como se pudesse ocultar-se aos olhos do vingador, ou como se pudesse ser humilhado por aquela extrema necessidade ou ser combinado que cuidaria dos porcos, sem a vontade do pai que queria castigá-lo ao longe, para recebê-lo em seguida?

Desta forma, como um fugitivo capturado, perseguido pela legítima vingança de Deus que nos castiga em nossos afetos, em qualquer lugar que formos e em qualquer lugar que tivéssemos chegado; como um fugitivo capturado, - novamente repito - diz: Conheces meu caminho e meu descanso. Aquela minha meta distante não era longínqua aos teus olhos: Afastei-me muito, e tu estavas aqui. Conheces meu caminho e meu descanso.

Todos os meus caminhos te são familiares. Conhecia-os antes que por eles eu andasse, antes que caminhasse por eles. Permitiste que eu os percorresse na fadiga, os meus próprios caminhos, para que, se em algum momento decidisse abandonar este caminho árduo, regressasse aos teus. Porque não há fraude em minha língua. Por que disse isto? Porque, confesso-te, andei por meus caminhos e me afastei de ti; separei-me de ti, como se estivesse indo bem, e o meu próprio bem foi um mal para mim sem ti. Pois se fosse bem sem ti, talvez não quisesse voltar a ti. Por isso, confessando estes seus pecados, declarando que o corpo de Cristo está justificado não por si mesmo, mas pela graça de Cristo, disse: Não há fraude em minha língua.



Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




ADORAÇÃO EUCARISTICA 20 MARÇO 2025

 





3º Domingo da Quaresma



Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 13, 1-9

1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 6 E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' 8 Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás".


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Agostinho

Sermão 205 “Esta cruz não é cruz somente de quarenta dias, mas de toda a vida”


Começamos hoje a observância quaresmal, novamente apresentada com rito solene, e nesta ocasião também a vós é necessária uma solene exortação de nossa parte, a fim de que a Palavra de Deus, apresentada por nosso ministério, alimente o coração dos que jejuam no corpo. Desta maneira o homem interior, alimentado com o seu manjar especial, poderá completar a maceração do homem exterior, e suportá-lo com maior integridade.  Pois é muito conveniente à nossa devoção que nos disponhamos a celebrar a Paixão do Senhor crucificado que já está próxima, e façamos para nós mesmos a cruz da repressão dos prazeres carnais, como diz o Apóstolo: Os que são de Jesus Cristo crucificaram sua carne com suas paixões e concupiscências.

Desta cruz o cristão deve continuamente pender durante toda esta vida que percorre entre tentações. Este tempo não é de arrancar cravos, dos quais se fala no salmo: Transpassa minhas carnes com os cravos de teu temor. As carnes são as concupiscências carnais; os cravos, os preceitos da justiça: com estes cravos nos transpassa o temor de Deus, porque nos crucifica como vítima agradável a ele. Por isso, novamente nos diz o Apóstolo: Exorto-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, a apresentar vossos corpos como hóstia viva, santa, agradável a Deus. É, pois, aquela cruz da qual o servo de Deus não se envergonha; pelo contrário, gloria-se dela, dizendo: Deus me livre de gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, na qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

Esta cruz não é uma cruz somente de quarenta dias, mas de toda a vida. Por isso, Moisés, Elias e o próprio Senhor jejuaram quarenta dias, para insinuar-nos em Moisés, em Elias e no próprio Senhor, isto é, na lei, nos profetas e no próprio Evangelho, que nós vamos proceder da mesma forma, para que não nos acomodemos nem nos apeguemos a este mundo, mas que crucifiquemos ao homem velho.

Vive sempre assim, ó cristão! Se não queres que teus pés se afundem na lama, não baixes da cruz. E se temos de fazer isto durante toda a vida, muito mais durante estes dias da Quaresma, nos quais não somente se vive, mas que também está simbolizada a vida presente.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




CALENDÁRIO PASTORAL 17 – 23 MARÇO 2025

 





SEGUNDA 17

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 18

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

10,30-12: o padre estará presente na capela de santo Antônio

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

19: Encontro grupo jovem Vicentinos em Cristo de São Vicente (sla pe Marquinho)

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro


QUARTA 19

6-7,30: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: visita ao bairro Meu bem e meu mal

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo


QUINTA 20

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

10,30-12: o padre estará presente na capela de São Vicente 

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião


SEXTA 21

6,30: café Cáritas comunidade de Santo Inacio 

8: ação na praça do Leme de coleta seletiva: Secretária Municipal de Limpeza 

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio 

19 encontro Setor Avenida Brasil (Mãe da Misericordia)


SÁBADO 22

8-18: o padre atende na secretária paroquial

10: encontro de apresentação da Pastoral da Criança Paroquial 

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

17-20: encontro fomrativo sobre o IVC a nivel do Setor em são Vicente (salão Padre  Menezes)

18: Encontro formativo dos crismandos (Igreja são Vicente)

19,30: encontro jovens Over 20 (sala Padre Marquinho)

19,30: encontro grupo jovem do Rosário 


DOMINGO 23

7: cafezinho Cáritas em são Vicente

7,30: Missa Rosário

9: Missa são Sebastião

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

16: formação coroinhas (com o padre)

17: encontro grupo jovem de são Sebastião

18: Missa santo Inacio

 19,30: Missa são Vicente


venerdì 7 marzo 2025

CONSELHO PASTORAL DAS COMUNIDADES SÁBADO 8 MARÇO 2025

 




Local: São Sebastião

Horário: 19


Oração: comunidade que hospeda

Prestação de conta (Amanda)

Semana da Mulher: Wanilda


Cáritas: Suze e Lene

a. como está sendo desenvolvido o projeto do dia

b. Projeto da ação social mensal

c. Outros projetos


Catequese:

a. Início da catequese: Vânia

b. IVC: Marilia


Quaresma:

a. Campanha da fraternidade: situação dos projetos apontados na formação de janeiro

b. Semana Santa: Paixão d Cristo, via sacra, missa dos lava pés, Sábado santo, Domingo de Pasqua


Situação da logistica: Gecivaldo 


Várias


sabato 1 marzo 2025

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA MULHER 2025

 




PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO


ABERTURA – 

DIA 08/03/2025 – SABADO 

Das 8h às 11h 

Local: Área Irmã Regina 

AÇÃO SOCIAL -Voltada para as mulheres com serviços de: esmaltação, corte de cabelo, escova, massagem, tranças e penteados, design de sobrancelhas...etc.

Café Partilhado com as comunidades

Folders com a programação da semana 

Lista de assinatura

Lembrancinhas

Obs.: quem participar de todas as noites participara de um sorteio no ultimo dia 


DIA 09/03/2025 – Domingo 

As 19h30 

Local:  Igreja matriz 

Missa do Senhor – 

Local – Comunidade São Vicente de Paulo as 19h30

Organização – PJ e equipe dia da mulher

Místicas – arrumação do altar 

Acolhida – breve histórico dia da mulher (Gecivaldo)

Mulheres nas leituras, salmo 

Oração dos fiéis (preces sobre mulher)


DIA 10/03/2025 – SEGUNDA FEIRA

As 19h 

Local : Sala Pe. Geraldo Menezes 

PALESTRA - DIREITOS DAS MULHERES E TIPOS DE VIOLENCIA 

SORTEIOS 


DIA 11/03/2025 – TERÇA FEIRA –

 ESTETICA 

As 19h 

Local : Sala Pe Geraldo Menezes 

EMPODERAMENTO FEMININO COM DEMOSTRAÇÃO DE MAQUIAGEM 

SORTEIOS DE BRINDES (COSMETICOS)


DIA 12/03/2025 – QUARTA FEIRA – EMPREENDEDORISMO DA MULHER 

Local- Área Centro  Comunitários  Irmã Regina – as 17h.

OFICINA DE BOLOS CASEIRINHOS.

Pequena fala de uma mulher, filhos, marido e sucesso 


DIA 13/03/2025 – QUINTA FEIRA DE ADORAÇÃO 

Nas Comunidades as 19h.

Tema: Edith Estein (texto: Pe. Paolo)


DIA 14/03/2025 – SEXTA FEIRA – OS DESAFIOS DAS MULHERES 40 +

As 19h 

Local : Sala Pe. Geraldo Menezes 

Roda de conversa – auto cuidado e auto estima 

Psicóloga, enfermeira e nutricionista 


DIA 15/03/2025 – NOITE CULTURAL 

Local : Area Irmã Regina – as 19h 

Lanche Partilhado ( Ex: kikão , salgados, sanduiches, bolos, mingau , sucos , refrigerantes .....)

Músicas Dramatização jovens

Karaoke com brindes 

CALENDÁRIO PASTORAL 10-16 MARÇO 2025 SEMANA PAROQUIAL DA MULHER

 




SEGUNDA 10

De segunda até sexta: retiro espirtual dos padres da arquidiocese na Maromba

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10: eocntro sobre o orçamento paritcipativo do Municipio no salão padre Meneses

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: PALESTRA na semana da mulher- DIREITOS DAS MULHERES E TIPOS DE VIOLENCIA SORTEIOS


TERÇA 11

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: EMPODERAMENTO FEMININO COM DEMOSTRAÇÃO DE MAQUIAGEM SORTEIOS DE BRINDES (COSMETICOS)

19: Novena nas comunidades

20: canja da comunidade em são Pedro


QUARTA 12

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

17: EMPREENDEDORISMO DA MULHER Local- Area comunitária Irmã Regina – as 17h. OFICINA DE BOLOS CASEIRINHOS. Pequena fala de uma mulher, filhos, marido e sucesso

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo para todas as 7 comunidades 


QUINTA 13

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades com o tema da mulher (texto de Edith Stein). 


SEXTA 14

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro


19: OS DESAFIOS DAS MULHERES 40 + Roda de conversa – auto cuidado e auto estima Psicóloga e enfermeira


SÁBADO 15

11-18: o padre atende na secretária paroquial

11,15: encontro assessores PJ paroquial (sala padre Marquinho)

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

18: encontro com os pais da primeira eucaristia de são Vicente (salão pe Geraldo Meneses)

19: Noite Cultural . Músicas , Karaoke, danòa, lanche, soorteios


DOMINGO 16

7-19: Retiro espiritual dos adultos (não haverá missa nem celebração nas comunidades)

19,30: Missa são Vicente (paroquial)


CALENDÁRIO ENCONTRO MENSAL DA COORDENAÇÃO DA CATEQUESE 2025

 





Os encontros serão sempre no sábado às 18 h. antes do Conselho Pastoral das Comunidades


8 FEVEREIRO

8 MARÇO

12 ABRIL

10 MAIO

12 JULHO

9 AGOSTO

13 SETEMBRO 

 11 OUTUBRO 

 8 NOVEMBRO


sabato 22 febbraio 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 3-9 MARÇO 2025

 




SEGUNDA 3

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)~

14: Inicio do retiro espirituale da juventude

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 4

retiro espirituale da juventude

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

20: canja da comunidade em são Pedro


QUARTA 5 INICIA A QUARESMA 

retiro espirituale da juventude

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: MISSA DE QUARTA FEIRA DE CINZA


QUINTA 6

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 7

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio para todas as sete comunidades


SÁBADO 8

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: começo da catequese nas comunidades 

16: Festival de esfirras na comunidade Santo Inacio

19: Conselho pastoral das comunidades


DOMINGO 9

6,30: cafezinho ECC são Vicente 

8-11: Encontro dos agentes da pastoral do Batismo do Setor da Avenida Brasil

7,30: Missa Rosário

9: Missa São Sebastião

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

14: ensaio Paixão de Cristo (espaço Santo Antônio)

18: Missa santo Inacio

 19,30: Missa são Vicente


ADORAÇÃO EUCARISTICA - 13 MARÇO 2025

 




Semana da mulher 2025


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Evangelho de Lucas 2,41-52

41. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. 49.Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá¬veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. 50.Eles, porém, não compreen¬deram o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santa Edith Stein (1891-1942)

A alma da mulher precisa ser ampla e aberta a tudo o que é humano; ela precisa ser cheia de paz para que as pequenas chamas não sejam apagadas por vendavais; ela precisa ser quente para que as sementinhas frágeis não se congelem; ela precisa ser clara para que as ervas daninhas não possam alojar-se em cantos e dobras escuros; reservada para que os assaltos de fora não ponham em perigo a vida em seu interior; vazia de si para que a outra vida tenha lugar nela; e, finalmente, senhora de si e de seu corpo para que toda a sua personalidade esteja preparada para atender a qualquer chamado. Essa é a imagem ideal da alma feminina. Nesse sentido tinha sido formada a alma da primeira mulher e assim devemos imaginar a alma de Nossa Senhora. Em todas as outras mulheres encontram-se, desde a queda, um germe desse desenvolvimento, mas exige-se vigilância e cuidado para que não venha a ser sufocado pela erva daninha abundante.

Dissemos que a alma da mulher deve ser ampla, que nada do que é humano lhe seja estranho. Parece que ela está predisposta a isso: seu interesse costuma concentrar-se na pessoa e na condição humana. Normalmente. essa tendência natural, quando entregue a si mesma. costuma manifestar-se de uma maneira pouco objetiva. Muitas vezes. o interesse inicial não passa de curiosidade, de um mero desejo de conhecer as pessoas; e suas condições; de vida, às vezes chega a ser uma verdadeira avidez tal de invadir o espaço dos outros. Quando se cede simplesmente a esse impulso, nem a alma nem a outra pessoa ganha nada com isso. Ela sai, por assim dizer, de si mesma e para diante dos fatos que encontra lá fora. Ela se perde sem dar nada a cru trem. É um gesto estéril que pode ser até prejudicial, ela só ganha saindo de si mesma para tomar e levar para casa o tesouro escondido que se encontra em toda alma humana e que pode enriquecer não só a ela como também a outros que lhe queiram abrir a sua alma e, além do tesouro, um fardo evidente ou escondido que pesa sobre toda alma humana. Essa procura é própria daqueles que se deparam com a alma humana em santo temor, sabendo que as almas humanas são o reino de Deus, e que podemos nos aproximar delas só quando estamos sendo enviados a elas. Quem for enviado saberá achar o que procura, e quem for procurado dessa maneira deixará encontrar-se para ser socorrido. Nesse caso, a alma não fica de fora, ela leva o achado para casa e seus espaços precisam alargar-se para que aquilo que está carregando possa caber nela. A alma deve ficar em silêncio porque a vida de que ela deve tomar conta é tímida e só fala em voz baixa: se a própria alma fizer barulho, não poderá ouvi-la e esta se calará e se esquivará dela. Poderíamos afirmar que a alma feminina tem também essa tendência por natureza? À primeira vista parece quase o contrário. As almas femininas são tão agitadas, e a agitação costuma causar barulho; além disso, gostam de comunicar-se e de falar a respeito das coisas que as agitam. No entanto, deve existir o talento potencial, do contrário não seria possível aprender tão bem essa atitude em que algumas mulheres se tornam até mestras: as mulheres nas quais nos refugíamos para encontrar a tranquilidade e que mostram ter um ouvido apurado para as vozes mais suaves e frágeis.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




sabato 15 febbraio 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 24 FEVEREIRO – 2 MARÇO 2025

 




SEGUNDA 24

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 25

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

Manhã: as irmãs da Caridade que moram na Bahia visitam a nossa paróquia 

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

20: canja da comunidade em são Pedro


QUARTA 26

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo


QUINTA 27

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 28

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

8: encontro dos padre na Maromba 

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio 


SÁBADO 1 MARÇO

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

15 Pastoral do dízimo

16 Coordenadores de comunidades e administrativos

17 Coordenação da Liturgia

18: Caritas 

19: Encontro ECC


DOMINGO 2

7: Missa santo Antônio

9: Missa Cristo Rei

10: CP Cristo Rei com o padre

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

16,30: CP São Pedro com o padre

18: missa são Pedro

 19,30: Missa são Vicente (batiamo)


PASTORAL FAMILIAR-SÁBADO 22 FEVEREIRO 2025

 



PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

COMPENSA-MANAUS



TEMA: O SACRAMENTO DO MATRIMONIO



Canto inicial

Saudação e motivação do padre

Primeira leitura: Gn 2, 21-24

Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. “Eis agora aqui – disse o homem – o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.

Salmo 127

Canto: Alleluja

Evangelho: Mt 19, 3-9

Naquele tempo os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mu¬lher por um motivo qualquer?”. Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?  Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?” Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”.


Magistério da Igreja: O sacramento do matrimonio no catecismo da Igreja Católica.

O MATRIMÓNIO NO SENHOR

 A aliança nupcial entre Deus e o seu povo Israel tinha preparado a Aliança nova e eterna, pela qual o Filho de Deus, encarnando e dando a sua vida, uniu a Si, de certo modo, toda a humanidade por Ele salva, preparando assim as «núpcias do Cordeiro».

No umbral da sua vida pública, Jesus realiza o seu primeiro sinal –a pedido da sua Mãe – por ocasião duma festa de casamento. A Igreja atribui uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná. Ela vê nesse facto a confirmação da bondade do matrimónio e o anúncio de que, doravante, o matrimónio seria um sinal eficaz da presença de Cristo.

Na sua pregação, Jesus ensinou sem equívocos o sentido original da união do homem e da mulher, tal como o Criador a quis no princípio: a permissão de repudiar a sua mulher, dada por Moisés, era uma concessão à dureza do coração: a união matrimonial do homem e da mulher é indissolúvel: foi o próprio Deus que a estabeleceu: «Não separe, pois, o homem o que Deus uniu» (Mt 19, 6).

Esta insistência inequívoca na indissolubilidade do vínculo matrimonial pôde criar perplexidade e aparecer como uma exigência impraticável. No entanto, Jesus não impôs aos esposos um fardo impossível de levar e pesado demais, mais pesado que a Lei de Moisés. Tendo vindo restabelecer a ordem original da criação, perturbada pelo pecado, Ele próprio dá a força e a graça de viver o matrimónio na dimensão nova do Reino de Deus. É seguindo a Cristo, na renúncia a si próprios e tornando a sua cruz, que os esposos poderão «compreender» o sentido original do matrimónio e vivê-lo com a ajuda de Cristo. Esta graça do Matrimónio cristão é fruto da cruz de Cristo, fonte de toda a vida cristã.

É o que o Apóstolo Paulo nos dá a entender, quando diz: «Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de a santificar» (Ef 5, 25-26): e acrescenta imediatamente: «"Por isso o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher e serão os dois uma só carne". É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja» (Ef 5, 31-32).

 Toda a vida cristã tem a marca do amor esponsal entre Cristo e a Igreja. Já o Baptismo, entrada no povo de Deus, é um mistério nupcial: é, por assim dizer, o banho de núpcias que precede o banquete das bodas, a Eucaristia. O Matrimónio cristão, por sua vez, torna-se sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo com a Igreja. E uma vez que significa e comunica a graça desta aliança, o Matrimónio entre baptizados é um verdadeiro sacramento da Nova Aliança.


Momento de silencio

Canto de meditação

Breve cochicho em grupinhos

Partilha

Canto

Avisos

Pai nosso

Benção final 

Canto final