sabato 16 marzo 2024

ADORAÇÃO EUCARISTICA-SANTO AGOSTINHO-HOMILIA SOBRE A EUCARISTIA

 




 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Evangelho de Marcos 14, 12-26

No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Onde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?" Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no e digam ao dono da casa em que ele entrar: O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? Ele mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós". Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa.

Ao anoitecer, Jesus chegou com os Doze. Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: "Digo que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo". Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: "Com certeza não sou eu!" Afirmou Jesus: "É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido". Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E disse-lhes: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística: SANTO AGOSTINHO, HOMILIA 272. (Sobre a Eucaristia)

Aquilo que agora vocês estão vendo sobre o altar de Deus, já o viram a noite passada, porém ainda não falamos o que coisa é e o que significa e que profundos mistérios e ensinamentos escondem.  O que vocês vêem, pois? Um pão e um cálice: dos quais são testemunhos os vossos mesmos olhos, embora, para a ilustração da vossa fé, dizemos que este pão é o corpo de Cristo e o cálice seu mesmo sangue. Tem aqui a verdade em duas palavras e pode ser suficiente pela fé, mas a fé requere conhecimento, deseja instruir-se; é assim que fala o profeta: “Não entendereis se vocês não acreditareis” ( Is 7,9).

Agora vocês poderão dizer-me: “Pode nos pedir de crer, explica para nós para que possamos entender”. Talvez surja em alguém esta idéia: “Sabemos perfeitamente de onde tomou a sua carne Nosso Senhor Jesus Cristo: da Virgem Maria, quando menino, foi amamentado e, alimentando-se, foi crescendo, se fez homem, foi perseguido pelos judeus pendurando-o no madeiro e no madeiro morreu. Desceu da cruz, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu e subiu ao céu levando pra lá o seu corpo. Daqui verá para julgar os vivos e os mortos e agora está sentado a direita de Deus Pai...” Como pode este pão ser o seu corpo? E este cálice – ou melhor, o que ele contém – como pode ser o seu sangue?

Estas coisas, meus irmãos, chamem-se sacramentos precisamente porque uma coisa dizem aos olhos e outra á inteligência.  O que os olhos vêem tem aparências corporais, porém encerram uma graça espiritual.

 

Se quereis entender o que es o corpo de Cristo escutai o Apostolo; vê o que ele diz para os fiéis: “Vós sois o corpo de Cristo e os seus membros ( 1Cor 12,27). Se, pois, vós sois o corpo e os membros de Cristo, o que está sobre a santa mesa é um símbolo de vós mesmos, o que recebeis é o vosso mesmo emblema. Vós mesmos o reafirmais ao responder: Amém. Se dissemos: eis aqui o corpo de Cristo, e vós respondeis: Amém; assim é. Sois, pois, membros de Cristo para responderem com verdade: Amém. E porque atrás das aparências do pão? Não acrescentamos nada de nosso. É o Apostolo que diz, falando acerca deste sacramento: “Embora muitos em número, somos um só pão, um só corpo” (1 Cor, 10,17). Entende isso e regozija-te! Oh unidade! Oh Verdade! Oh Piedade! Oh caridade! Um só pão. Que pão é este? Um só corpo.

Recorda-te que o mesmo pão não se formou de um só grão, mas de muitos. Quando recebestes os exorcismos, estáveis, na maneira de falar, de baixo da mola do moinho; quando recebestes o Batismo fostes triturados em massa e, de certo modo, o fogo do Espírito Santo vos cozinhou. Sedes o que vedes e recebeis o que sois. É isso que o apostolo disse sobre este pão.

 

E a respeito do cálice, embora não disse nada, o deixou entrever. Para formar esta aparência sensível do pão, se conglutinou, mediante a água, a farinha de muitos grãos, símbolo do que a escritura dizia dos primeiros fieis: “Só tinham um só coração e uma só alma em Deus” ( At 4,32). Assim acontece com o vinho. Lembram, irmãos, como se faz. Muitos grãos penduram formando um galho, porém o licor dos grãos se confunde em um só.

Tal é o modelo que nos deu o nosso Senhor Jesus Cristo; assim é como quis nos unir á sua pessoa e consagrou sobre a sua mesa o mistério simbólico da paz e união que deve reinar entre nós. Que recebe o mistério da unidade e não tem o vínculo da paz, não recebe um mistério que lhe seja de proveito, mas sim um sacramento que o condena.

Voltados pois, a Deus Nosso Senhor, Pai Todo- poderoso, com pureza de coração e á medida escassa da nossa possibilidade, lhe demos grandíssima e sinceríssima graça, suplicando com muito empenho a sua incomparável bondade, se digne de ouvir com gratidão as nossas orações e afastar com seu poder das nossas obras e pensamentos a influência do inimigo; e nos acrescente a fé, e governe o nosso espírito, e nos dê pensamentos espirituais, nos guie e leve á bem-aventurança em nome de Jesus Cristo, seu Filho. Amem.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 

Nessun commento:

Posta un commento