venerdì 28 giugno 2024

ENCONTRO GRUPOS DA PASTORAL DA JUVENTUDE-TEMA: AMIZADE

 




PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

 

TEMA: AMIZADE

Acolhida

Cantos

Motivação do coordenador/a

Leitura bíblica: João 15, 14-17

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outro

EM TORNO DA AMIZADE

Textos antigos

Teofraste ( 379-287 a.C.)

♦ Quando se dizia: “Ele é amigo deste homem”. Teofraste observava: “Então, por que ele é pobre e o outro rico? Quem não partilha os bens não pode ser chamado de amigo!”.

Epicuro (341-270 a.C.)

♦ O que vale na amizade não é tanto a ajuda que os amigos podem nos dar mas nossa confiança em tal ajuda.

Cícero (106-43 a.C.)

♦ Que existe de mais delicioso do que ter alguém a quem nos dirigirmos como se fosse a nós mesmos? Que adiantaria a riqueza nos sorrir se não tivéssemos com quem partilhar e usufruir dela como nós? Ou então, quando miseráveis e pobres, que dor não ter alguém que se sinta tocado por nossa desventura?

♦ De todos os bens que recebi por sorte ou pela natureza não há nenhum que possa comparar-se à amizade com Cipião. Concordância de pensamento em termos de política, sábios conselhos a respeito de negócios particulares, momentos de descanso charmosos… essa amizade tinha tudo isso. Não tenho nenhuma ideia de um dia ter ferido Cipião fosse com que fosse. Nunca ouvi dele uma palavra que me desse tristeza. Sua casa era minha, nosso modo de viver o mesmo, tudo era comum entre nós, não somente servimos às armas juntos, como viajamos juntos e juntos passamos um tempo no campo. Que direi de nosso gosto comum pelo estudo e da vontade comum de crescer no saber?

Perguntas para facilitar o diálogo no grupo

1.       Quanto é importante na nossa vida a amizade, ter amigos e amigas?

2.       Quanto tempo dedicamos para cultivar a amizade?

3.       Quais são as maiores dificuldades que encontramos na amizade, em fazer amigos, amigas e em manter a amizade?

 

Plenário

Ação concreta

Avisos

Oração final

Confraternização

 

Nessun commento:

Posta un commento