sabato 4 gennaio 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 16 JANEIRO 2025

 




(Secundo domingo tempo comum/C)


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Jo 2, 1-11

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  

São Fausto de Riez Sermão 5 . “É melhor e mais forte o vinho do Evangelho”

Três dias depois celebravam-se bodas. Que outras bodas podem ser estas, senão as promessas e alegrias da salvação humana? As mesmas que se celebram, evidentemente, ou por causa da confissão da Trindade, ou pela fé na ressurreição, como se indica no mistério do número três.

Assim como também em outra das leituras evangélicas se recebe com cantos, música e pompas nupciais o retorno do filho mais jovem, ou seja, a conversão do povo gentio.

Por isso, como o esposo que sai de seu aposento, desceu o Senhor até a terra para unir-se, mediante a encarnação, com a Igreja, que tinha de congregar-se entre os gentios, para a qual deu seu penhor e seu dote: o penhor, quando Deus se uniu com o homem; o dote, quando se imolou por sua salvação.

Por penhor entendemos a redenção atual, e por dote, a vida eterna. Todas estas coisas eram, para aqueles que as viam, outros milagres; para aqueles que as entendiam, outros mistérios. Porque, se observarmos bem, de alguma maneira na própria água se dá certa analogia do Batismo e da regeneração. Porque, enquanto uma coisa se transforma em outra, enquanto a criatura inferior se transforma em algo superior mediante uma secreta conversão, conclui-se o mistério do segundo nascimento. Rapidamente se modificam as águas que irão transformar os homens.

Assim, pelo poder de Cristo, na Galileia a água se transforma em vinho – isto é, conclui a lei e lhe sucede a graça; afasta-se o que não era mais do que sombra, e se faz presente a verdade; o carnal se coloca junto ao espiritual; a antiga observância se converte em Novo Testamento; como diz o Apóstolo: o antigo passou, o novo começou; e como aquela água que era contida nas tinas, sem deixar de ser de jeito algum o que era, começou a ser o que não era, da mesma forma a lei, manifestada pelo advento de Cristo, não perece, mas se aperfeiçoa.

Se falta vinho, se traz outro: o vinho do Antigo Testamento é bom, mas o Novo é melhor; o Antigo Testamento, que observam os judeus, dilui-se na letra, enquanto que o novo, que é o que nos corresponde, converte em graça o sabor da vida.

Trata-se de “vinho bom” sempre que ouças falar de um bom preceito da lei: Amarás ao teu próximo e odiarás ao teu inimigo. Porém, é melhor e mais forte o vinho do Evangelho, como quando ouves dizer: Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




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