ADORAÇÃO EUCARISTICA
Canto de exposição ao Santíssimo
Motivação do coordenador pastoral ou do ministro
Momento de silencio
Leitura da Bíblia: Mc 9,38-43.45.47-48
Naquele tempo, João disse a Jesus: “Mestre, vimos
um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos
segue”. Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome
para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, é a nosso favor. Em
verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de
Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar
um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma
pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a!
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o
inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar,
corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser
jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar
no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no
inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”.
Momento de silencio
Canto de meditação
Silencio
Leitura Patrística: Santo Agostinho. Não o proibais
Mas como eles lhe proibiram de fazer aquilo no qual
estava com eles, disse-lhes o Senhor: Não o proibais.
O que lhe deveriam proibir era o estar fora de sua
companhia, para persuadir-lhe à unidade da Igreja, não aquilo em que estava com
eles, valorizando o nome de seu Mestre e Senhor com a expulsão dos demônios.
Assim atua a Igreja Católica ao não reprovar nos hereges os sacramentos comuns;
no que a estes diz respeito, eles estão conosco e não contra nós. Porem,
desaprova e proíbe a divisão e separação ou alguma sentença contrária à paz e à
verdade; pois nisto estão contra nós e não recolhem conosco e, em consequência,
dispersam... Porque quem não está contra nós, está a nosso favor. Quem vos der
a beber um copo de água em meu nome, porque sois de Cristo, não ficará sem
receber a sua recompensa. Com isto mostrou que tampouco aquele a quem João se
referia, e de quem tomou origem este seu discurso, separava-se tanto do grupo
dos discípulos que o censuravam, como fazem os hereges; o seu caso era
frequente, de homens que não se atrevem ainda a receber os sacramentos de
Cristo e, contudo, favorecem o nome cristão, até mesmo acolhem a cristãos
simplesmente porque são cristãos. Deles diz que não perderão a sua
recompensa; não porque já devam considerar-se seguros e protegidos pela
benevolência que têm para com os cristãos, mesmo que não estejam lavados pelo
Batismo de Cristo nem estejam incorporados à sua unidade, mas porque já estão
dirigidos pela misericórdia de Deus de tal maneira que chegam a essas obras e
saem seguros deste mundo.
Realmente, estes, inclusive antes de unirem-se ao
número dos cristãos, são mais úteis que aqueles outros que, já se dizendo
cristãos e imbuídos inclusive dos sacramentos cristãos, induzem tais coisas que
arrastam consigo ao castigo eterno àqueles a quem desviam. A esses se dá o nome
de “membros”; e, como se se tratasse de uma mão ou de um olho que é ocasião de
pecado, manda arrancá-los do corpo, ou seja, da mesma sociedade da unidade,
sendo melhor chegar à vida sem sua companhia que ir para a Geena com eles. Separar-se
deles consiste em não dar-lhes assentimento quando movem ao mal, isto é, quando
são ocasião de pecado. E quando os bons com quem se relacionam chegam também a
conhecer a dita perversidade, são afastados completamente da comum companhia e
até da participação nos sacramentos divinos. Se, pelo contrário, apenas alguns
a conhecem (a perversidade), enquanto que à maioria ainda é desconhecida esta
maldade, hão de ser tolerados como se tolera a palha na eira antes do ancinho,
de forma que nem se lhes dê assentimento, comungando assim em sua iniquidade,
nem se abandone a sociedade por causa deles. Isto o fazem aqueles que têm sal
em si mesmos e paz entre eles.
Silencio
Canto de meditação
Silencio
Preces espontâneas (o ministro convida a
partilhar pedidos a voz alta)
Pai nosso
Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.
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