mercoledì 31 gennaio 2024

JESUS PRESENTE NA EUCARISTIA É PRESENTE NOS POBRES

 



ADORAÇÃO EUCARISTICA


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia

Não se preocupem Mt 6, 25-32

"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura: A atenção para com o pobre em São Basílio Magno

O bispo de Cesareia, século IV, trabalhou muito com pessoas que não tinham meios para a sobrevivência de modo que ele denunciou situações de injustiças pelos quais muitas pessoas pobres passavam por necessidades para terem uma vida digna. São Basílio, bispo de Cesareia, século IV, hoje na Turquia, foi um dos grandes defensores dos pobres. A palavra pobre vem do latim, pauper-eris, cujo significado é o que tem escassos meios econômicos, que tem a falta do dinheiro necessário para viverO bispo de Cesareia trabalhou muito com pessoas que não tinham meios para a sobrevivência de modo que ele denunciou situações de injustiças pelos quais muitas pessoas pobres passavam por necessidades para terem uma vida digna. Ele os encontrava nas praças, nas ruas, nas periferias dos povoados, nos campos e nas cidades. Era preciso realizar uma missão que ajudasse a viver melhor o cotidiano de suas existências. Para isso ele organizou políticas, como formas de caridade, que ajudasse os mais necessitados, através do movimento monacal, fundado por ele para que este não se estabelecesse no deserto, como era a prática daquele tempo, para se encontrar com Deus, com Jesus, mas ele quis que os monges estivessem nas periferias das cidades, ajudando-os nas suas necessidades materiais e espirituais. O encontro com o Senhor era dado nessas situações. A seguir ver-se-á alguns pontos de sua doutrina e vida.

Misericórdia e generosidade

 Em suas regras pastorais, o bispo insistiu junto aos seus fiéis para serem misericordiosos e generosos para com aqueles e aquelas que não tinham os meios necessários para as suas vidas, porque muitas vezes os pobres eram colocados sob acusação, ou seja, eram criticados pelas pessoas que tinham o poder econômico ou político. Deste modo ele insistia para que qualquer coisa que alguém tivesse a mais do necessário para viver, fosse dado a eles em beneficência, segundo o preceito do Senhor, através da pregação do Precursor, João Batista que exortava a todos aqueles que tivessem duas túnicas, doassem as pessoas uma para quem não a tivesse e a quem possuísse comida fizesse o mesmo, através da partilha com os mais necessitados (Lc 3,11). A palavra de Deus também se concretizava pela exortação de São Paulo aos Coríntios que diz que todas as coisas que a pessoa possui é dom de Deus (1 Cor 4,7).

A abundância dos bens

 São Basílio dizia que as pessoas não buscassem a superabundância dos bens na vida, nem fossem solícitas pela opulência, mas que os fiéis se mantivessem puros diante de toda espécie de ganância e de toda a vontade da busca pela riqueza. O bispo seguiu a palavra de Cristo no sentido de permanecer longe de toda a ganância pela riqueza, porque a vida de um ser humano não consiste na quantidade de bens (Lc 12,15). A vida presente não é dada só pelos bens, porque estes passam, enquanto as relações que foram mantidas com as pessoas, com os pobres e com Deus, estas permanecem. Ele também colocou a necessidade de ser fiel a Deus, porque não se pode servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,25).

 São Basílio se aproximava na casa dos pobres também para aprender com eles a forma de viver, com pouca coisa ou quase nada para assim servir melhor o Senhor. Ele tinha presente a palavra de São João Batista para dar uma túnica a quem tivesse duas para alguma pessoa que não a possuísse (Lc 3,11). O próprio Senhor disse que se a pessoa desejasse a perfeição, ela venderia aquilo que tivesse, daria aos pobres, tendo um tesouro no céu e em seguida o seguiria (Mt 19,21). São Basílio, bispo, seguiu o Senhor, vivendo de uma forma pobre, sendo defensor dos mesmos diante das injustiças que eram percebidas naquela época nas famílias, nas comunidades e na sociedade. Ele agiu para o bem dos pobres, porque ele o fazia com amor e para seguir a Jesus Cristo, o pobre entre os pobres. Ele amou os mais necessitados de modo que viveu a alegria de estar com o Senhor que quer o bem de todos, sobretudo os mais necessitados, os pobres em vista do Reino de Deus.

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

1 commento:

  1. Lindo trabalho do bispo, rico em sua generosidade e misericórdia com os mais necessitados. É uma pena que a maioria dos representantes de nossas comunidades , nem sique se dá o trabalho de se colocar no lugar do outro que mais precisa . Gostei do modelo de a.

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