venerdì 31 maggio 2024

ADORAÇÃO EUCARISTICA: A IMPORTANCIA DO SIMBOLO (CREDO)

 



Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Evangelho de Marcos 3,20-35 (evangelho de domingo 9 junho 2024).

E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.  Quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.  E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios. Chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?  Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.  Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.  Na verdade, vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo (Porque diziam: Tem espírito imundo). Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.  E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.  Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Agostinho (430 d. C.), A importância do Símbolo (Credo)

Está escrito e confirmado com vigorosa autoridade apostólica que “o justo viverá pela fé”; esta mesma fé exige de nós um esforço do coração e da língua, pois, de fato, diz o Apóstolo: “crede com o coração para obterdes a justiça, e com a boca faça-se a confissão de fé para obterdes a salvação”.  Convém, então, que nos lembremos da justiça e da salvação. Já que somos destinados a uma justiça sempiterna, não podemos ser salvos da maldade deste tempo presente se não nos esforçarmos à salvação dos próximos, também professando com a boca a fé que levamos conosco em nossos corações.  Para que tal fé não possa, com a astuta enganação dos heréticos, ser violada em nós, em qualquer parte, devemos nos proteger com piedosa e cuidadosa vigilância. É por isso que a fé católica é dada a conhecer aos fiéis por meio do Símbolo, e mandada à memória, devido à brevidade  do texto;  para que os iniciantes e os que estão crescendo na fé, estes que em Cristo renasceram e que  ainda não foram fortificados por um conhecimento atento e por um entendimento espiritual das Divinas Escrituras, sejam levados a crer, por poucas palavras, naquilo que, com muitas palavras,  será explicado a estes iniciantes, conduzindo-os à divina doutrina pela firmeza da caridade e da  humildade. Sob estas breves fórmulas que compõem o Símbolo, muitos heréticos tentaram esconder seus venenos, aos quais a divina misericórdia resistiu e resiste através de homens espirituais, que mereceram não somente receber e crer na fé católica, contida naquelas poucas palavras, mas, pela revelação do Senhor, mereceram conhecê-las e entendê-las. De fato, está escrito: “Não compreendereis se não credes”.  A explicação da fé serve para defender o Símbolo; não que esta explicação, aos que recebem a graça de Deus, como tem de ser aprendida e mandada à memória, tome o lugar do Símbolo, mas para que ela possa, contra as insídias dos hereges, com a autoridade católica, guardar com munida defesa aquilo que o Símbolo contém.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

Nessun commento:

Posta un commento