sabato 22 febbraio 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 3-9 MARÇO 2025

 




SEGUNDA 3

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)~

14: Inicio do retiro espirituale da juventude

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 4

retiro espirituale da juventude

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

20: canja da comunidade em são Pedro


QUARTA 5 INICIA A QUARESMA 

retiro espirituale da juventude

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: MISSA DE QUARTA FEIRA DE CINZA


QUINTA 6

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 7

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio para todas as sete comunidades


SÁBADO 8

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: começo da catequese nas comunidades 

16: Festival de esfirras na comunidade Santo Inacio

19: Conselho pastoral das comunidades


DOMINGO 9

6,30: cafezinho ECC são Vicente 

8-11: Encontro dos agentes da pastoral do Batismo do Setor da Avenida Brasil

7,30: Missa Rosário

9: Missa São Sebastião

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

14: ensaio Paixão de Cristo (espaço Santo Antônio)

18: Missa santo Inacio

 19,30: Missa são Vicente


ADORAÇÃO EUCARISTICA - 13 MARÇO 2025

 




Semana da mulher 2025


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Evangelho de Lucas 2,41-52

41. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42.Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição”. 49.Respondeu-lhes ele: “Por que me procurá¬veis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. 50.Eles, porém, não compreen¬deram o que ele lhes dissera. 51.Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas essas coisas no seu coração. 52.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santa Edith Stein (1891-1942)

A alma da mulher precisa ser ampla e aberta a tudo o que é humano; ela precisa ser cheia de paz para que as pequenas chamas não sejam apagadas por vendavais; ela precisa ser quente para que as sementinhas frágeis não se congelem; ela precisa ser clara para que as ervas daninhas não possam alojar-se em cantos e dobras escuros; reservada para que os assaltos de fora não ponham em perigo a vida em seu interior; vazia de si para que a outra vida tenha lugar nela; e, finalmente, senhora de si e de seu corpo para que toda a sua personalidade esteja preparada para atender a qualquer chamado. Essa é a imagem ideal da alma feminina. Nesse sentido tinha sido formada a alma da primeira mulher e assim devemos imaginar a alma de Nossa Senhora. Em todas as outras mulheres encontram-se, desde a queda, um germe desse desenvolvimento, mas exige-se vigilância e cuidado para que não venha a ser sufocado pela erva daninha abundante.

Dissemos que a alma da mulher deve ser ampla, que nada do que é humano lhe seja estranho. Parece que ela está predisposta a isso: seu interesse costuma concentrar-se na pessoa e na condição humana. Normalmente. essa tendência natural, quando entregue a si mesma. costuma manifestar-se de uma maneira pouco objetiva. Muitas vezes. o interesse inicial não passa de curiosidade, de um mero desejo de conhecer as pessoas; e suas condições; de vida, às vezes chega a ser uma verdadeira avidez tal de invadir o espaço dos outros. Quando se cede simplesmente a esse impulso, nem a alma nem a outra pessoa ganha nada com isso. Ela sai, por assim dizer, de si mesma e para diante dos fatos que encontra lá fora. Ela se perde sem dar nada a cru trem. É um gesto estéril que pode ser até prejudicial, ela só ganha saindo de si mesma para tomar e levar para casa o tesouro escondido que se encontra em toda alma humana e que pode enriquecer não só a ela como também a outros que lhe queiram abrir a sua alma e, além do tesouro, um fardo evidente ou escondido que pesa sobre toda alma humana. Essa procura é própria daqueles que se deparam com a alma humana em santo temor, sabendo que as almas humanas são o reino de Deus, e que podemos nos aproximar delas só quando estamos sendo enviados a elas. Quem for enviado saberá achar o que procura, e quem for procurado dessa maneira deixará encontrar-se para ser socorrido. Nesse caso, a alma não fica de fora, ela leva o achado para casa e seus espaços precisam alargar-se para que aquilo que está carregando possa caber nela. A alma deve ficar em silêncio porque a vida de que ela deve tomar conta é tímida e só fala em voz baixa: se a própria alma fizer barulho, não poderá ouvi-la e esta se calará e se esquivará dela. Poderíamos afirmar que a alma feminina tem também essa tendência por natureza? À primeira vista parece quase o contrário. As almas femininas são tão agitadas, e a agitação costuma causar barulho; além disso, gostam de comunicar-se e de falar a respeito das coisas que as agitam. No entanto, deve existir o talento potencial, do contrário não seria possível aprender tão bem essa atitude em que algumas mulheres se tornam até mestras: as mulheres nas quais nos refugíamos para encontrar a tranquilidade e que mostram ter um ouvido apurado para as vozes mais suaves e frágeis.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




sabato 15 febbraio 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 24 FEVEREIRO – 2 MARÇO 2025

 




SEGUNDA 24

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 25

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

Manhã: as irmãs da Caridade que moram na Bahia visitam a nossa paróquia 

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

20: canja da comunidade em são Pedro


QUARTA 26

6,30-8: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: Estudo bíblico em são Vicente de Paulo


QUINTA 27

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 28

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

8: encontro dos padre na Maromba 

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio 


SÁBADO 1 MARÇO

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

Tarde: catequese nas comunidades

15 Pastoral do dízimo

16 Coordenadores de comunidades e administrativos

17 Coordenação da Liturgia

18: Caritas 

19: Encontro ECC


DOMINGO 2

7: Missa santo Antônio

9: Missa Cristo Rei

10: CP Cristo Rei com o padre

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

16,30: CP São Pedro com o padre

18: missa são Pedro

 19,30: Missa são Vicente (batiamo)


PASTORAL FAMILIAR-SÁBADO 22 FEVEREIRO 2025

 



PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

COMPENSA-MANAUS



TEMA: O SACRAMENTO DO MATRIMONIO



Canto inicial

Saudação e motivação do padre

Primeira leitura: Gn 2, 21-24

Então, o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. “Eis agora aqui – disse o homem – o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.” Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.

Salmo 127

Canto: Alleluja

Evangelho: Mt 19, 3-9

Naquele tempo os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: “É permitido a um homem rejeitar sua mu¬lher por um motivo qualquer?”. Respondeu-lhes Jesus: “Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne?  Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu”. Disseram-lhe eles: “Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?” Jesus respondeu-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”.


Magistério da Igreja: O sacramento do matrimonio no catecismo da Igreja Católica.

O MATRIMÓNIO NO SENHOR

 A aliança nupcial entre Deus e o seu povo Israel tinha preparado a Aliança nova e eterna, pela qual o Filho de Deus, encarnando e dando a sua vida, uniu a Si, de certo modo, toda a humanidade por Ele salva, preparando assim as «núpcias do Cordeiro».

No umbral da sua vida pública, Jesus realiza o seu primeiro sinal –a pedido da sua Mãe – por ocasião duma festa de casamento. A Igreja atribui uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná. Ela vê nesse facto a confirmação da bondade do matrimónio e o anúncio de que, doravante, o matrimónio seria um sinal eficaz da presença de Cristo.

Na sua pregação, Jesus ensinou sem equívocos o sentido original da união do homem e da mulher, tal como o Criador a quis no princípio: a permissão de repudiar a sua mulher, dada por Moisés, era uma concessão à dureza do coração: a união matrimonial do homem e da mulher é indissolúvel: foi o próprio Deus que a estabeleceu: «Não separe, pois, o homem o que Deus uniu» (Mt 19, 6).

Esta insistência inequívoca na indissolubilidade do vínculo matrimonial pôde criar perplexidade e aparecer como uma exigência impraticável. No entanto, Jesus não impôs aos esposos um fardo impossível de levar e pesado demais, mais pesado que a Lei de Moisés. Tendo vindo restabelecer a ordem original da criação, perturbada pelo pecado, Ele próprio dá a força e a graça de viver o matrimónio na dimensão nova do Reino de Deus. É seguindo a Cristo, na renúncia a si próprios e tornando a sua cruz, que os esposos poderão «compreender» o sentido original do matrimónio e vivê-lo com a ajuda de Cristo. Esta graça do Matrimónio cristão é fruto da cruz de Cristo, fonte de toda a vida cristã.

É o que o Apóstolo Paulo nos dá a entender, quando diz: «Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de a santificar» (Ef 5, 25-26): e acrescenta imediatamente: «"Por isso o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher e serão os dois uma só carne". É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja» (Ef 5, 31-32).

 Toda a vida cristã tem a marca do amor esponsal entre Cristo e a Igreja. Já o Baptismo, entrada no povo de Deus, é um mistério nupcial: é, por assim dizer, o banho de núpcias que precede o banquete das bodas, a Eucaristia. O Matrimónio cristão, por sua vez, torna-se sinal eficaz, sacramento da aliança de Cristo com a Igreja. E uma vez que significa e comunica a graça desta aliança, o Matrimónio entre baptizados é um verdadeiro sacramento da Nova Aliança.


Momento de silencio

Canto de meditação

Breve cochicho em grupinhos

Partilha

Canto

Avisos

Pai nosso

Benção final 

Canto final


ADORAÇÃO EUCARISTICA 6 MARÇO 2025

 


ADORAÇÃO EUCARISTICA 6 março 2025





PRIMEIRO DOMINGO DE QUARESMA/C


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 4,1-13

Naquele tempo, 1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2 Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois disso, sentiu fome. 3 O diabo disse, então, a Jesus: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão". 4 Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Não só de pão vive o homem'". 5 O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6 e lhe disse: "Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7 Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu". 8 Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'". 9 Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10 Porque a Escritura diz: Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' 11 E mais ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'". 12 Jesus, porém, respondeu: "A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'". 13 Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.


Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Orígenes. Comentário ao Cântico dos Cânticos

“Jesus foi tentado pelo diabo para que a Igreja aprendesse que se chega a Cristo através de muitas tribulações e tentações”


A vida dos mortais está cheia de laços insidiosos, cheia de uma rede de enganos estendidos ao gênero humano por aquele audacioso caçador, que, segundo o Senhor, é chamado Nemrod. E quem é o verdadeiro caçador atrevido senão o diabo, que ousou rebelar-se até mesmo contra Deus? De fato, os laços das tentações e as armadilhas das emboscadas são chamados redes do diabo. E como o inimigo tinha estendido estas redes por toda parte, e tinha caçado nelas a quase todos nós, foi necessário que se apresentasse alguém forte e poderoso o suficiente para rompê-las, deixando assim o caminho livre aos seus seguidores.

Portanto, o próprio Salvador, antes de chegar à união nupcial com a Igreja, é tentado pelo diabo, para, vencidas as redes das tentações, vê-la através delas e através delas chamá-la a si, ensinando-a claramente e manifestando que a Cristo se chega não pelo ócio e os deleites, mas através de muitas tribulações e tentações.

Na realidade, não houve nenhum outro capaz de superar estas redes, pois, como está descrito, todos pecaram; e novamente a Escritura diz: Não há no mundo alguém tão honrado que faça o bem sem nunca pecar. E de novo: Ninguém está limpo de pecado, nem sequer um só dia.

Em consequência, nosso Senhor e Salvador, Jesus, é o único que não cometeu pecado, porém o Pai o fez expiar nossos pecados, para que, numa condição pecadora como a nossa, e fazendo-se vítima pelo pecado condenasse o pecado. Aproximou-se, pois, a estas redes, mas ele foi o único que não caiu enredado nelas; ao contrário, derrotadas e destruídas, deu à sua Igreja a coragem de pisotear os laços, caminhar sobre as redes e proclamar com entusiasmo: Nossa vida foi salva como um pássaro do laço do caçador; a cilada se rompeu e escapamos.

E quem foi que rompeu a armadilha? O único que não pôde ser retido nela, pois mesmo que morreu, morreu porque quis e não como nós, forçados pelas exigências do pecado. Ele é o único que esteve livre dentre os mortos. E porque esteve livre entre os mortos, por isso mesmo, vencido o que tinha domínio sobre a morte, libertou aos que eram escravos da morte. E não só ressuscitou a si mesmo dentre os mortos, mas suscitou a vida aos escravos da morte, e os sentou no céu junto com ele. Pois, ao subir Cristo ao alto levando cativos consigo, levou não somente as almas, mas ressuscitou também os corpos, como o testemunha o Evangelho: Muitos corpos de santos que tinham morrido ressuscitaram, e apareceram a muitos e entraram na cidade santa do Deus vivo, em Jerusalém.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 


ADORAÇÃO EUCARISTICA 27 FEVEREIRO 2025

 





VIII DOMINGO TEMPO COMUM/C


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 6,39-45

Naquele tempo, 39 Jesus contou uma parábola aos discípulos: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40 Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43 Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44 Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  São Cirilo de Alexandria. Comentário ao Evangelho de Lucas

Os discípulos são chamados a serem os iniciadores e mestres do mundo inteiro


Um discípulo não é maior que o seu mestre, mas quando terminar a aprendizagem será como o mestre. Os bem-aventurados discípulos estavam chamados a serem os iniciadores e mestres do mundo inteiro. Por isso era conveniente que se avantajassem aos demais em uma sólida formação religiosa: necessitavam conhecer o caminho da vida evangélica, serem mestres consumados em toda boa obra, repartir aos seus alunos uma doutrina clara, sã e vinculada às regras da verdade; como aqueles que já tinham fixado seu olhar na Verdade e possuíam uma mente ilustrada pela luz divina. Somente assim evitariam de se converterem em cegos, guias de cegos. De fato, aqueles que estão envoltos nas trevas da ignorância não poderão conduzir ao conhecimento da verdade aqueles que se encontram em idênticas e calamitosas condições. Pois de tentá-lo, ambos acabarão caindo no fosso das paixões.

A seguir, e para cortar pela raiz a tão difundida doença da vanglória, de maneira que em nenhum momento tentem superar o prestígio dos mestres, acrescenta: Um discípulo não é maior que o seu mestre. E se alguma vez ocorresse que alguns discípulos alcançassem tais progressos, que chegassem a se equiparar em mérito aos seus antecessores, mesmo assim devem permanecer dentro dos limites da modéstia dos mestres e tornarem-se seus imitadores.

É o que assegura Paulo, dizendo: Segui o meu exemplo, como eu sigo o de Cristo. Portanto, se o mestre se abstém de julgar, por que tu estabeleces sentenças? Realmente, ele não veio para julgar o mundo, mas para usar de misericórdia com ele. Cujo sentido é este: Ele diz “se eu não julgo, tu também não julgues, sendo discípulo como és”. E se por acréscimo és mais culpável que aquele a quem julgas, como tua cara não se encherá de vergonha? O Senhor esclarece isto mesmo com outra comparação: Diz: Por que vês o cisco no olho do teu irmão?

Com silogismos sem volta trata de persuadir-nos de que nos abstenhamos de julgar aos outros; examinemos antes nossos corações e tratemos de expulsar as paixões que se aninham neles, implorando o auxílio divino. O Senhor cura os corações destroçados e nos liberta das indisposições da alma. Se tu pecas mais e gravemente que os outros, por que lhes reprovas seus pecados esquecendo-te dos teus? Assim, este preceito é necessariamente salutar para todo aquele que deseje viver piedosamente, porém o é sobretudo para aqueles que têm recebido o encargo de instruir aos demais.

E se forem bons e capazes, apresentando-se a si mesmos como modelos da vida evangélica, então sim poderão repreender com liberdade aqueles que não querem imitar sua conduta, como àqueles que, aderindo aos seus mestres, não demonstram um comportamento religioso.

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




sabato 8 febbraio 2025

CONSELHO PASTORAL- Sábado 8 fevereiro 2025

 




Oração inicial (são Pedro)

Prestação de conta: Amanda 

Temas:

1. Eventos individuais (formatura, aniversário, 15 anos, etc.) e vida de comunidade. Para ajudar os fiéis a valorizar e entender a vida da comunidade, ajudamos as pessoas a não buscar a capela, a igreja para satisfazer os próprios objetivos, mas a descobrir o sentido da comunidade. Por isso, convido a colocar a data de aniversário o outro evento pessoal, nas intenções da missa do domingo.


2. Ministro é a serviço da comunidade e não de familias ou de pessoas. Nenhum ministro está autorizado a celebrar em casa particular: sempre deve ser procurado o pároco para tomar a decisão certa. 



3. Formação permanente. Ministro da Palavra, Catequistas, coordenadores de pastorais tem a obrigação de participar da formação permanente proposta pela paróquia.  É nos encontros bíblicos semanais e na formação teológico-pastoral mensal que aprendemos a crescer juntos na visão eclesial e na dimensão espiritual. É meditando o Evangelho juntos que aprendemos a caminhar juntos, para uma vida eclesial marcada pela comunhão. 


4. Retiros espirituais do tempo de quaresma

a. Jovens: 3-5 março

b. Adultos: Domingo 16 março


5. Semana Santa:

A paixão (segunda o terça)

Via Sacra 7 paradas (cada comunidade responsável de uma parada) com carro de som

Domingo encenação da Ressurreição 


6. logistica: quem preciar utilizar os espaços da paróquia deve entrar em contato com Gecivaldo e não com o padre