sábado, 8 de fevereiro de 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 10-16 FEVEREIRO 2025

 




SEGUNDA 10

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

18,30: Aula inaugural da Faculdade Católica 

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 11

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades


QUARTA 

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: ESTUDO Bíblico em são Vicente (Lucas 2)


QUINTA 

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico Santo Antônio (Lucas 2)


SÁBADO 15 

Dia de inscrição para o sacramento do Crisma na secretária paroquial 

8-18: o padre atende na secretária paroquial

9-11 ensaio Paixão de Cristo (ir. Regina)

11: coordenação assesssores da PJ

18: encontro PASCOM

19: encontro jovens OVER 20 (Sala padre Maruinho)

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 


DOMINGO 16

7: missa santo Antônio

8,30: Formação teológica-pastoral: Manual de proteção crianças, adolescentes e adultos vulneráveis. Assessora: ir. Rose

13: ensaio paixão de Cristo com a juventude (espaço ir Regina)

17: missa Cristo Rei

18: missa São Pedro

 19,30: Missa são Vicente


ADORAÇÃO EUCARISTICA 13 FEVEREIRO 2025

 






VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 6,17.20-26

Naquele tempo, 17 Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 20 E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados, sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Hermas, O Pastor - Parábola 2

“O olmo e a videira”

Enquanto andava pelo campo notei um olmo e uma videira, e distinguindo os dois e os seus frutos, o pastor me apareceu e me disse: “O que está pensando?” “Estou refletindo”, lhe respondi, “sobre o olmo e a videira, que são extremamente apropriados um ao outro”. Ele disse: “Estas duas árvores servem como exemplo para os servos de Deus”. Eu lhe pedi: “Quisera saber o exemplo contido nestas árvores das quais estás falando”. Ele me disse: “Observa o olmo e a videira”. “Os vejo, Senhor”. Ele continuou: “Esta videira dá fruto, porém o olmo é de um tronco que não produz fruto. Contudo, esta videira, a menos que suba pelo olmo, não pode levar muito fruto quando se arrasta pelo chão; e o fruto que então produz é de má qualidade, porque não está suspensa do olmo. Portanto, quando a videira se adere ao olmo, dá fruto a partir do olmo. Vês, portanto, que o olmo também dá muito fruto, não menos que a videira, e até mais”. “Quanto mais, Senhor?”, perguntei-lhe. Ele respondeu: “Porque a videira, quando pende do olmo, dá fruto em abundância e de boa qualidade; mas, quando se arrasta pelo chão, dá pouco fruto e apodrece. Portanto, esta parábola é aplicável aos servos de Deus, aos pobres e aos ricos igualmente”. “Como, Senhor?”, perguntei-lhe; “explica-me”. Ele respondeu: “Escuta, o rico tem muita riqueza, porém nas coisas do Senhor é pobre, pois as riquezas lhe distraem e é pouquíssima sua oração e confissão ao Senhor; e ainda quando faz, é breve, fraca, e não tem poder (de intercessão). Sendo assim, quando o rico procura o pobre e o auxilia em suas necessidades, crendo que receberá recompensa pelo que faz – porque o pobre é rico em intercessão (e confissão), e sua intercessão tem grande poder diante de Deus –, o rico, portanto, provê todas as coisas ao pobre sem hesitar. Mas o pobre, sendo auxiliado pelo rico, intercede e dá graças a Deus por ele tê-lo auxiliado. E o outro redobra o zelo para com o pobre, para que nada lhe falte na vida; porque sabe que a intercessão do pobre é agradável e preciosa diante de Deus. Assim sendo, os dois cumprem a sua missão; o pobre intercedendo, que é a sua riqueza recebida do Senhor, ele a devolve ao Senhor na intenção daquele que o auxilia. O rico, também, da mesma forma provê as necessidades do pobre com as riquezas recebidas do Senhor, sem hesitação. E grande é esta obra e agradável a Deus, porque o rico compreendeu perfeitamente o sentido da sua riqueza e partilhou com o pobre os tesouros do Senhor, cumprindo a missão do Senhor de forma apropriada. Aos olhares dos homens o olmo parece não levar fruto, e não sabem nem percebem que, vindo uma estiagem, o olmo, tendo água, nutrirá a videira, e a videira, tendo esta constante provisão, dobrará a quantidade de frutos, tanto para si como para o olmo. Da mesma forma o pobre, intercedendo diante do Senhor pelo rico, garante as suas riquezas, e o rico igualmente, suprindo as necessidades do pobre, garante sua alma. Então, os dois participam na boa obra. Logo, quem realiza tais coisas não será abandonado por Deus, mas será inscrito no livro dos vivos. Bem-aventurados são os ricos que também entendem que são enriquecidos pelo Senhor. Porque os que assim pensam, poderão, então, realizar uma boa obra”.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 3-9 FEVEREIRO 2025

 





SEGUNDA 3

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Conselho Pastoral com o padre na comunidade de Santo Antônio 


TERÇA 4

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

19: Novena nas comunidades

19: Conselho Pastoral com o padre na comunidade de santo Inacio 


QUARTA 5

19,30: Estudo bíblico em São Vicente (Cristo Rei e São Pedro): Evangelho de Lucas capítulos 1-2.

20: encontro coordenadores da catequese de são Vicente, Cristo Rei e são Pedro


QUINTA 6

19: adoração eucarística nas comunidades. 

20: ensaio cantores do musical de Natal (são Vicente)

19: Conselho Pastoral com o padre na comunidade de são Pedro


SEXTA 7

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo bíblico em Santo Antônio (Rosário, Santo Inacio e São Sebastião): Evangelho de Lucas capítulos 1-2

20: encontro coordenadores da catequese de Santo Antônio, Rosário, Santo Inacio e São Sebastião.


SÁBADO 8

9-12: encontro da juventude que partecipou da fromação arquidiocesana  (Salão padre Menezes)

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

15-17: Formação Pastoral da Criança (salão padre Marquinho)

17: Formação da catequese sobre o IVC 

19: Conselho pastoral das Comunidades (São Pedro)

 

DOMINGO 

7,30: missa Rosário

9: missa são Sebastião

10,15: assembléia comunitária são Sebastião com padre Paolo

8-12: formação pastoral da criança


12: fejoada de são Pedro

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

18: missa Santo Inacio

19,30: Missa são Vicente: envio dos coordenadores da PJ que participaram do curso de formação da Arquidiocese


sábado, 11 de janeiro de 2025

BATISMO NAS COMUNIDADES 2025: DATAS

 




ABRIL

20


JUNHO

15

22


SETEMBRO

21

28


NOVEMBRO

9

16



OBSERVAÇÕES
O batismo é celebrado nas missas das comunidades.

Os pais precisam de uma conversa previa com o padre, que atende todos os sábados na secretária paroquial.

Em cada comunidade a coordenação do batismo organiza encontros de preparaçãos para pais e padrinhos que pedem o batismo. 

Os padrinhos devem ser católicos que frequentam ativamente a vida da igreja e sejam testemunhos do evangelho. 

No dia do batismo é necessário chegar na capela 15 munutos antes da celebração.

CALENDÁRIO PASTORAL 27 JANEIRO – 2 FEVEREIRO 2025

 





SEGUNDA 27

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 28

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

19: Terço da juventude (Santo Antônio)

19: Novena nas comunidades


QUINTA 30

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 31

19: grupo de oração são Pedro


SÁBADO 1

8-12: o padre atende na secretária paroquial 

15 Pastoral do dízimo

16 Coordenadores de comunidades e administrativos

17 Coordenação da Liturgia

18: Caritas 

19: Introdução á lectio divina para jovens (Santo Antônio)


DOMINGO 2

7 Missa santo Antônio

9: missa Cristo Rei

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

18: Missa são Pedro

19,30: Missa são Vicente


ADORAÇÃO EUCARISTICA-6 fevereiro 2025

 



V DOMINGO DO TEMPO COMUM /C


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 5,1-11

Naquele tempo, 1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". 5 Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes". 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens". 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:   Santo Agostinho-Sermão 43

“Cristo escolheu para ser apóstolos a alguns pescadores”

Estando o bem-aventurado Pedro com outros dois discípulos de Cristo Senhor, Tiago e João, na montanha com o próprio Senhor, ouviu uma voz vinda do céu: Este é o meu Filho amado, meu predileto, escutai-o. Recordando este episódio, o mencionado apóstolo escreve em sua carta: Esta voz trazida do céu nós a ouvimos estando com ele na montanha sagrada. E em seguida continua dizendo: Isto nos assevera a palavra dos profetas. Se ouviu aquela voz do céu, se garantiu a palavra dos profetas.

Este Pedro, que assim fala, foi pescador: e na atualidade é um inestimável sinal de glória para um orador ser capaz de compreender ao pescador. Esta é a razão pela qual o apóstolo Paulo, falando dos primeiros cristãos, lhes dizia: Atenham-vos, irmãos, em vossa assembleia: não há nela muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos aristocratas; pelo contrário: Deus escolheu o néscio do mundo para humilhar aos sábios; Deus escolheu o fraco do mundo para humilhar ao forte. Ainda mais: tem escolhido o vil e desprezível, aquilo que não conta, para anular ao que conta.

Se para dar início à sua obra Cristo tivesse escolhido um orador, o orador teria dito: Fui escolhido em consideração à minha eloquência”. Se tivesse escolhido um senador, o senador teria dito: “Fui escolhida em atenção à minha dignidade”. Finalmente, se tivesse primeiramente escolhido a um imperador, o imperador teria dito: “Fui escolhido em consideração ao meu poder”. Que esses tais descansem e aguardem ainda um pouco. Descansem um pouco: não se prescinda deles nem sejam desprezados; sejam somente diferidos aqueles que pode gloriar-se de si mesmos e em si mesmos.

Dá-me, diz, esse pescador, dá-me esse ignorante e o analfabeto, dá-me a esse com quem o senador não se digna falar, nem sequer quando lhe compra um peixe: dá-me a esse. E quando lhe tenha cumulado de meus dons, ficará manifesto que sou eu quem atuo. Ainda que seja verdade que me proponho a fazer o mesmo com o senador, o orador e o imperador: quando chegar o momento o farei com o senador, mas com um pescador a minha ação é mais evidente. O senador pode gloriar-se de si mesmo, o orador também e o imperador: porém o pescador somente pode gloriar-se em Cristo. Que venha, que venha primeiro o pescador a ensinar a humildade que salva; através dele o imperador será mais facilmente conduzido a Cristo.

Lembrai-vos, portanto, do pescador santo, justo, bom, pleno de Cristo, com cujas redes, lançadas por todo o mundo, havia de ser pescado, junto com os outros, este povo africano (*); lembrai-vos, portanto, que ele tinha dito: Isto nos assevera a palavra dos profetas.

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 


ADORAÇÃO EUCARISTICA 30 JANEIRO 2025





Festa da Apresentação do Senhor


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 2,22-40

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor." 24 Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28 Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 31 que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". 33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma". 36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  

A história da festa da apresentação do Senhor

“Meus olhos viram a tua salvação: Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lc 2,30.32).

O Evangelho de Lucas nos narra como, 40 dias após o seu nascimento, o Menino Jesus é levado por Maria e José ao Templo de Jerusalém para ser apresentado ao Senhor, onde é acolhido pelo justo Simeão e pela profetisa Ana (Lc 2,22-40).

As Igrejas do Oriente e do Ocidente celebram esse acontecimento evangélico no dia 02 de fevereiro, 40 dias após a Solenidade do Natal do Senhor. Trata-se da Festa da Apresentação do Senhor, cuja história veremos brevemente nesta postagem.

O simbolismo da Festa da Apresentação do Senhor

Antes de tudo cabe recordar que o episódio descrito por Lucas remete-nos a duas prescrições do Antigo Testamento:

- o resgate do primogênito (Ex 13,1-2.11-16), recordação do êxodo, quando os primogênitos do Egito morreram e os filhos de Israel foram poupados (Ex 12). Assim, todo primogênito “pertencia” a Deus e deveria ser “resgatado” pelos pais com uma oferta de cinco siclos de prata, a serem entregues a qualquer sacerdote (Nm 18,15-16).

O Papa Bento XVI chama a atenção para o fato de que Lucas não menciona que Maria e José tenham realizado o “resgate” propriamente dito. Com efeito, o Menino pertence totalmente a Deus - afinal, é o próprio Deus (cf. Jo 1,1-18) -, inteiramente unido ao Pai na comunhão de amor do Espírito Santo [1].

- a purificação da mãe (Lv 12). A Lei judaica era baseada no “horror sanguinis”: o contato com sangue, incluindo o parto, gerava impureza. Assim, no 40º dia após o nascimento do filho a mulher devia oferecer um sacrifício expiatório. Por isso, como veremos, a celebração do dia 02 de fevereiro no Rito Romano foi conhecida por muito tempo como “Purificação de Maria”.

O número 40, além disso, é particularmente simbólico na Sagrada Escritura: remete à aliança - a aliança de Deus com a humanidade após o dilúvio, a aliança do Sinai após os 40 dias que Moisés permaneceu sobre o monte - e ao tempo da provação e da penitência - a peregrinação de Israel pelo deserto por 40 anos, os 40 dias de Jesus no deserto em oração...

Entre os cristãos orientais, a Festa da Apresentação do Senhor é chamada de Hypapanté (ὑπαπαντή), “Encontro”. Aqui vemos sintetizada a teologia da Encarnação, pela qual se realiza o “admirável intercâmbio de dons entre o céu e a terra”:

- Jesus, verdadeiro Deus, encontra-se com o seu povo, o povo da primeira aliança, representado por Simeão e Ana, e dá início ao caminho rumo ao seu sacrifício, com o qual será inaugurada a nova e eterna aliança (Lc 22,20);

- Jesus, verdadeiro homem, “nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei” (Gl 4,4-5), vai ao encontro do Pai, oferecendo-lhe a nossa humanidade, para elevá-la à divindade (Lc 23,46).


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.