sexta-feira, 18 de julho de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 24 julho 2025

 




17º Domingo do Tempo Comum

 

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 11,1-13

1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: "Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos". 2 Jesus respondeu: "Quando rezardes, dizei: 'Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação'". 5 E Jesus acrescentou: "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7 e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  São Pedro Crisólogo. Sermão 67

Escutai agora a oração dominical

 

Pai nosso que estais nos céus: Quando digas isto, não penses que Deus não se encontra na terra nem em algum lugar determinada; medita antes que você é da estirpe celeste, que tens um Pai no céu, e, vivendo santamente, corresponde a um Pai tão santo. Demonstre que és filho de Deus, que não se mancha de vícios humanos, mas que resplandece com as virtudes divinas.

Santificado seja o teu nome: Se somos de tal estirpe, também levamos o seu nome. Portanto, este nome que em si mesmo e por si mesmo já é santo, deve ser santificado em nós. O nome de Deus é honrado ou blasfemado de acordo com as nossas ações, pois escreve o Apóstolo: O nome de Deus é blasfemado por vossa causa entre as nações.

Venha o teu reino: Por acaso Deus não reina? Aqui pedimos que, reinando sempre por seu lado, reine em nós de modo que possamos reinar nele. Até agora imperou o diabo, o pecado, a morte, e a mortalidade foi escrava durante longo tempo. Peçamos, pois, que reinando Deus, pereça o demônio, desapareça o pecado, morra a morte, o cativeiro seja feito prisioneiro e nós possamos reinar livres na vida eterna.

Faça-se a tua vontade assim na terra como no céu: Este é o reinado de Deus: quando no céu e na terra impere a vontade divina; quando somente o Senhor esteja em todos os homens, então Deus vive, Deus obra, Deus reina, Deus é tudo, para que, como diz o Apóstolo, Deus seja tudo em todas as coisas.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje: Quem se deu a nós como Pai, quem nos adotou por filhos, quem nos fez herdeiros, quem nos transmitiu seu nome, sua dignidade e seu reino, nos ordena pedir o alimento cotidiano. O que busca a humana pobreza no Reino de Deus entre os dons divinos? Um Pai tão bom, tão piedoso, tão generoso, não dará o pão aos filhos se não o pedirem? Se assim fosse, por que ele diz: não vos preocupeis pelo alimento, a bebida e a veste? Manda pedir o que não deve preocupar-nos, porque como Pai celestial, quer que seus filhos celestiais busquem o pão do céu. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Ele é o pão nascido da Virgem, fermentado na carne, confeccionado na paixão e colocado nos altares para ministrar cada dia aos fieis o alimento celestial.

E perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos nossos ofensores: Se tu, homem, não consegues viver sem pecado e por isso buscas o perdão, deves perdoar sempre; perdoa na medida e quantas vezes queiras ser perdoado. Já que desejas sê-lo totalmente, perdoa tudo e pensa que, perdoando aos demais, perdoas a ti mesmo.

E não nos deixeis cair em tentação: No mundo a própria vida é uma prova, pois o Senhor nos garante: a vida do homem é uma tentação. Peçamos, portanto, que ele não nos abandone ao nosso arbítrio, mas que em todo momento nos guie com piedade paterna e nos confirme no caminho da vida com moderação celestial.

Mas livrai-nos do mal: De que mal? Do diabo, de quem procede todo mal. Peçamos que nos guarde do mal, porque, caso contrário, não poderemos gozar do bem.

 

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

domingo, 13 de julho de 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 14-20 JULHO 2025

 

 

 

SEGUNDA 14

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Canja Cáritas Cristo Rei

 

TERÇA 15

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

19: encontro grupo jovem são Vicente: Vicentinos em Cristo

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro

 

QUARTA 16

6-7,30: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

 

QUINTA 17

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades.

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião

20 Canja Cáritas são Vicente

 

SEXTA 18

6: cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

 19 encontro Setor Avenida Brasil

 

SÁBADO 19

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações

Tarde: catequese nas comunidades

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

18: encontro jovens Santo Antônio: AJEC

19: encontro grupo jovens Santo Inacio: Coração jovem inaciano

Sábado 19: 19 PASCOM

19: ARRAIAL SANTO INACIO

19,30: encontro grupo jovens do Rosário: Rosas de Maria

 

DOMINGO 20

7: Santo Antônio (Pe Geraldo Bendahan)

8,30: Formação teológica Pastoral: O DÍZIMO E A VIDA DA COMUNIDADE. Palestrante: padre Cleiton.

18: São Pedro (Pe Geraldo Bendahan)

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

17: encontro jovens são Pedro: Raízes jovens

17: Encontro jovens são Sebastião: flechas da fé

19,30: São Vicente (Pe Geraldo Bendahan)

20,30: ARRAIAL SANTO INACIO

 

ADORAÇÃO EUCARISTICA 17 JULHO 2025

 



 

16º Domingo do Tempo Comum

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38 Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!" 41 O Senhor, porém, lhe respondeu: "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42 Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Ambrósio. Tratado sobre o Evangelho de São Lucas

Procuremos nós também ter isso que ninguém nos pode tirar

Temos falado da misericórdia, porém é um fato que não existe uma forma isolada de ser virtuoso. O exemplo de Marta e Maria mostra-nos a entrega ativa de uma aos afazeres domésticos, e a atenção religiosa da alma à Palavra de Deus da outra; e nos ensina que esta segunda atitude, se vai acompanhada da fé, certamente está acima das próprias obras, conforme o que está escrito: Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.

Procuremos nós também ter isso que ninguém nos pode tirar, dispondo todos os nossos sentidos, não distraidamente, mas com atenção, pois que a própria semente da palavra divina pode ser arrebatada se é meada à beira do caminho. Que tua fome de sabedoria te faça semelhante a Maria; visto que a sua é uma obra maior e mais perfeita, e que a ocupação do magistério não te seja obstáculo ao conhecimento da palavra celestial, nem creias ou penses que aqueles que se dedicam com entusiasmo à sabedoria são pessoas ociosas; quando precisamente Salomão, o pacífico, quis tê-la como companheira em sua casa.

Contudo, não é que se repreenda a Marta por seus bons ofícios, porém Maria é preferida porque escolheu para si a melhor parte. Jesus tem muitas riquezas e a todos reparte suas graças: assim a mais sábia escolheu aquilo que reconheceu ser o mais importante. Por sua parte os Apóstolos não julgaram como melhor deixar seu dever de pregar a Palavra de Deus para servir às mesas, ainda que as duas sejam obras de sabedoria; pois Estêvão também estava cheio de sabedoria e foi escolhido como diácono.

Portanto, enquanto servidor deve submeter-se aos doutores, e enquanto doutor deve exortar e animar ao que serve, pois o corpo da Igreja é único, embora existam muitos membros, e uns necessitam dos outros. O olho não pode dizer para a mão: não tenho necessidade de ti; nem tampouco a cabeça aos pés, como também a orelha não negará o que é do corpo; porque mesmo admitindo que alguns são mais importantes, outros se manifestam mais necessários.

A sabedoria tem a sua sede na cabeça, a atividade nas mãos; em verdade, os olhos do sábio estão em sua cabeça, pois o verdadeiro sábio é aquele em cuja alma está Cristo e cujo olhar interior está sempre dirigido para o alto. Por isso os olhos do sábio estão na cabeça e os do néscio em seu calcanhar.

 

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

sábado, 5 de julho de 2025

FINALIZANDO O PROJETO MARGENS 5 JULHO 2025

 




111 alunos se formaram no sábado 5 de julho 2025. O projeto Margens ativou cursos de ingles, teclado, violão e ballet para crianças, jovens e adultos. Foi  um momento bastante marcante na caminhada das noossas comunidades.

Parabéns para todos os que colaboraram para realizar esta importante caminhada

ADORAÇÃO EUCARISTICA 10 JULHO 2025

 




 XV DOMINGO/C

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 10, 25-37

Naquele tempo, 25 Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: "Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" 26 Jesus lhe disse: "O que está escrito na Lei? Como lês?" 27 Ele então respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!" 28 Jesus lhe disse: "Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás". 29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: "E quem é o meu próximo?" 30 Jesus respondeu: "Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. 31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: "Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais". E Jesus perguntou: 36 "Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" 37 Ele respondeu: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai e faze a mesma coisa".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Ambrósio. Tratado do Evangelho de São Lucas

Este médico tem uma infinidade de remédios

Eis aqui, portanto, a concisa verdade histórica, que, considerada mais profundamente, nos revela admiráveis mistérios. Realmente, Jericó é figura deste mundo, para a qual desceu Adão, precipitado do paraíso, ou seja, daquela Jerusalém celeste, por sua queda prevaricadora, passando da vida para a morte; desterro este de sua natureza que lhe ocasionou uma mudança, certamente não de lugar, mas sim de costumes. E assim permaneceu um Adão bem diferente daquele que gozava de uma felicidade sem ocaso, mas que assim que se lançou aos pecados deste mundo, caiu nas mãos dos ladrões, aos quais não teria vindo parar se não tivesse se afastado do mandamento divino.

Quem são estes ladrões senão os anjos da noite e das trevas, que se transformam às vezes em anjos de luz, ainda que seja um fato que não possam permanecer muito tempo nesse estado? Estes primeiros nos despojam da veste da graça espiritual que recebemos, e esta é a forma que ordinariamente alcançam seus primeiros impactos; porém, se guardamos intactas as vestes recebidas, não sentiremos os golpes dos ladrões. Tem, pois, cuidado, para não ser despojado como o foi Adão, da proteção do preceito celestial e privado da veste da fé, já que a isso se deveu que ele fosse ferido mortalmente, ferida mortal que haveria contagiado a todo o gênero humano se aquele Bom Samaritano, descendo do céu, não houvesse curado essas perigosas chagas.

E não é um samaritano qualquer este que não desprezou àquele que tinha sido desprezado pelo sacerdote e o levita. Não desprezes àquele que leva o nome de uma seita cuja interpretação te vai encher de admiração. De fato, o vocábulo “samaritano” significa “guardião”. Demos agora uma interpretação a tudo isto.

Na verdade, quem é um verdadeiro custódio senão aquele de quem foi escrito: O Senhor guarda os pequenos? Pois da mesma maneira que existe um judeu que é tal conforme a letra e outro que o é pelo espírito, assim também se realiza uma maneira de ser samaritano que se vê e outra que está oculta. Enquanto descia, pois, este samaritano - quem é este que desceu do céu, senão o que sobe ao céu, o Filho de Deus que está no céu? -, tendo visto a um homem semimorto, ao qual ninguém quis curar - o mesmo caso que aquela que padecia do fluxo de sangue e que tinha gastado em médicos toda a sua renda -, aproximou-se dele, ou seja, compadecido de nossa miséria, tornou-se nosso íntimo e nosso próximo para exercitar sua misericórdia conosco.

enfaixou suas feridas ungindo-as com óleo e vinho. Este médico tem uma infinidade de remédios, mediante os quais alcança, ordinariamente, suas curas. Medicamento é a sua palavra; esta, algumas vezes, enfaixa as feridas; outras serve de óleo, e outras atua com o vinho; enfaixa as feridas quando expressa uma ordem de dificuldade mais exigente; suaviza perdoando os pecados, e atua com o vinho anunciando o juízo.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

CALENDÁRIO PASTORAL 7 - 13 julho 2025

 



 

 

SEGUNDA 7

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Canja Cáritas Cristo Rei

 

TERÇA 8

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

19: encontro grupo jovem são Vicente: Vicentinos em Cristo

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro

 

QUARTA 9

6-7,30: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

 

QUINTA 10

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades.

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião

 

SEXTA 11

6: cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

 

SÁBADO 12

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações

Tarde: catequese nas comunidades

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

18: encontro jovens Santo Antônio: AJEC

19: encontro grupo jovens Santo Inacio: Coração jovem inaciano

18: Coordenação da Catequese

19: CONSELHO PASTORAL DAS COMUNIDADES 

19,30: encontro grupo jovens do Rosário: Rosas de Maria

 

DOMINGO 13

7,30: Rosário (Pe Geraldo Bendahan)

9: São Sebastião (Pe Geraldo Bendahan)

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

10,15: São Lazaro (celebração da Palavra com o pessoal de são Pedro)

17: encontro jovens são Pedro: Raízes jovens

17: Encontro jovens são Sebastião: flechas da fé

18: Santo Inacio (Pe Geraldo Bendahan)

19,30: São Vicente (Pe Geraldo Bendahan)

 

segunda-feira, 30 de junho de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 3 JULHO 2025

 



 

14º Domingo do Tempo Comum 

 

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 10,1-12.17-20

Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós'. 10 Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11 'Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós'. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12 Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade". 17 Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: "Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome". 18 Jesus respondeu: "Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu".

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Efrém. Diatessaron

 

Paz a esta casa

Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa, para que o próprio Senhor entre nela e se estabeleça, como na casa de Maria, e então lá se situem com seus discípulos como discípulos. Esta saudação é o mistério da fé que resplandece no mundo; por ela se extingue a inimizade, acaba a guerra e os homens se reconhecem mutuamente. O efeito desta mesma saudação estava dissimulado pelo véu do erro, apesar de ser prefigurado no mistério da ressurreição dos corpos, mistério expressado pelas coisas inanimadas, e quando sobrevém à luz e a aurora dissipa a noite. Desde aquele momento (do envio), os homens começaram a saudar-se reciprocamente, e a receber a saudação uns dos outros, para a provisão de quem a dá e bênção de quem a recebe. Destes, no entanto, que apenas recebem exteriormente a palavra de saudação, cujas almas não trazem a marca de membros de nosso Senhor, a saudação se difunde como uma luz transformada por aqueles que a recebem, assim como os raios de sol o são para a obra do mundo.

Esta saudação que o seu nome anuncia, da qual a ciência explica a potência oculta, e que constitui um símbolo, é suficiente para chegar, amplamente, a todos os homens. Eis porque nosso Senhor a enviou juntamente com os seus discípulos, qual precursor, para que restabeleça a paz, e envolta pela voz dos Apóstolos, seus enviados, prepare o caminho diante deles. Ela foi semeada em todas as casas para reunir e classificar os membros; entrava em todos aqueles que a escutavam, para separar e pôr à parte os filhos que reconhecia como seus. Permanecia neles, mas denunciava aos que lhe eram estranhos, porque, semeada nestes últimos, ela os abandonava.

Esta saudação não termina nunca, jorrando dos Apóstolos sobre os seus irmãos, para revelar que os tesouros que o Senhor enviava são inesgotáveis. Ela não se modificava naqueles que a acolhiam, demonstrando assim que os dons do doador eram estáveis e seguros. Presente tanto nos que a davam como nos que a acolhiam, este anúncio da paz não sofria nem diminuição nem divisão. Anunciava que o Pai está próximo de todos e em todos da missão do Filho, que está inteiramente em todos e que seu fim está junto ao seu Pai. Imagem do Pai, aquela saudação não cessa de pregar e de proclamar, até o advento da certeza de que se cumprem as imagens tipológicas, até quando a verdade não colocar fim às imagens e as sombras sejam repelidas pelo próprio corpo, e os símbolos dispersos pelas coisas que representam.

É assim, portanto, que nós lançamos as palavras do Senhor sobre os ouvintes e amigos, qual coalho para separar e unir, para separá-los e dissociá-los de toda mistura e uni-los ao Senhor que reúne a comunidade.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.