domenica 1 settembre 2024
SETEMBRO 2024
PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO
MOVIMENTO FÉ E CIDADANIA
1.
QUINTA FEIRA 5 às 14,30:
GRITO DAS EXCLUÍDAS E EXCLUÍDOS saindo da praça do Leme rumo a praça da Saudade. Evento Arquidiocesano
2.
DOMINGO 22 às 10 h: panfletagem nas comunidades
são Vicente, São Pedro e Cristo Rei
3.
SABÁDO 28 às 16 h:setembro Amarelo. Evento arquidiocesano na ponte do Rio Negro
4.
Domingo 29 às 20,30: encontro com os
candidatos a vereadores da Compensa
5.
25.9-5.10: fiscalização com
grupos do Movimento andando juntos nas rus com a camisa do Movimento
6.
SÁBADO 5 OUTUBRO: a partir das 22 h. fiscalização da compra de voto na
noite das eleições
venerdì 30 agosto 2024
CALENDÁRIO PASTORAL 2-8 SETEMBRO 2024
SEGUNDA 2
8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo
Antônio)
15: projeto Terceira idade, amizade e união (São
Vicente)
17: projeto capoeira (São Vicente)
18: Projeto capoeira (santo Antônio)
19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio
19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são
Vicente
TERÇA 3
7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)
15: visita dos ministros aos doentes e idosos da
comunidade santo Antônio
18: projeto capoeira (São Pedro)
19: Novena nas comunidades
QUARTA 4
8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)
10.30-12: o padre estará presente na comunidade de São Pedro (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)8: projeto capoeira (São Vicente)
18: Projeto capoeira (santo Antônio)
19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios
capítulos 5-6 na comunidade de são Vicente (são convidadas as pessoas das
comunidades de São Pedro e Cristo Rei)
QUINTA 5
7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)
14,30: concentração na praça do Leme para
participarmos do evento arquidiocesano do GRITO DAS EXCLUÍDAS E EXCLUÍDOS que
será realizado na praça da Saudade.
18: projeto capoeira (São Pedro)
19: adoração eucarística nas comunidades.
Texto: https://saovicentepar.blogspot.com/2024/08/tu-es-o-messias.html
SEXTA 6
De 6 até 12 setembro padre Paolo prega o retiro
espiritual pela congregação das irmãs adoradoras do sangue de Cristo presente
em Manaus
8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo
Antônio)
18: Projeto capoeira (santo Antônio)
19: grupo de oração são Pedro
19: Catequese de crisma em São Vicente
19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios capítulos
5-6 na comunidade de santo Antônio (são convidadas as pessoas das comunidades
de Rosário, Santo Inacio, São Sebastião)
SÁBADO 7
Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando
as celebrações
Tarde: catequese nas comunidades
DOMINGO 8
7,30: missa Nossa Senhora do Rosário
9: missa são Sebastião
18: missa santo Inacio
19,30: missa são Vicente
TU ÉS O MESSIAS
ADORAÇÃO EUCARISTICA
Canto de exposição ao Santíssimo
Motivação do coordenador pastoral ou do ministro
Momento de silencio
Leitura da
Bíblia: Marcos 8,27-35
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para
os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem
dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu
és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos
profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?"
Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de
falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o
Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos
sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três
dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a
repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro,
dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim
como os homens". Então chamou a multidão com seus discípulos e
disse:
"Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas
quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la".
Momento de silencio
Canto de meditação
Silencio
Leitura Patrística: Santo Efrém. Sermão sobre nosso Senhor
O intangível Poder desceu e se
recobriu de membros que se podem tocar, para que os necessitados pudessem
aproximar-se d’Ele, e, ao tocar sua humanidade, conseguissem perceber a sua
divindade. Aquele surdo-mudo sentiu os dedos da carne que se aproximaram de
seus ouvidos e tocaram a sua língua; porém, mediante os dedos que podem ser
tocados, tocou a intangível divindade, quando esta desatou a sua língua e abriu
as portas dos ouvidos lacrados. De fato, o construtor do corpo, o artífice do
organismo, veio a ele, e com sua suave voz, sem dor fez uma abertura nos
ouvidos obstruídos. E a boca fechada, que não podia produzir a palavra, deu à
luz o louvor d’Aquele que tinha tornado fecunda sua esterilidade com o
nascimento das palavras. Pois o mesmo que deu a Adão a capacidade de falar em
um instante, sem necessidade de instrução, concedeu aos mudos que pudessem
falar facilmente línguas que só se aprendem com dificuldade.
Vede, outra questão vem à luz:
perguntemo-nos com que línguas nosso Senhor deu o poder de falar aos mudos, que
recorriam a Ele de todas as línguas. Porém, se isto é fácil de saber,
voltemo-nos a algo maior que isto, isto é, a reconhecer que o primeiro homem
foi criado através do Filho. Realmente, no fato de que por meio d’Ele foi dada
a palavra aos mudos, filhos de Adão, conhecemos que por meio d’Ele foi concedia
a palavra a Adão, seu primeiro pai. Também aqui uma natureza deficiente recebe
sua plenitude de nosso Senhor. Na realidade é claro que quem é capaz de levar à
plenitude uma deficiência da natureza, tem em sua mão a plenitude da natureza.
Entretanto, não há deficiência
maior que quando um homem nasce mudo. Pois se graças à palavra estamos acima de
todas as criaturas, o defeito da palavra é maior que todos os defeitos, e, em
consequência, Aquele por meio de quem se repara esta grande deficiência, está
claro que por Ele se sustenta toda plenitude. Porque por meio d’Ele os membros
recebem ocultamente toda plenitude no seio materno, pode um defeito deles ser
levado à plenitude à luz do dia, para que aprendamos que, no princípio, se
compôs por meio d’Ele todo o organismo.
Colocou saliva em seus dedos e
a depositou nos ouvidos do surdo, assim como amassou barro com saliva e
esfregou nos olhos do cego, para que aprendamos que, assim como a deficiência
que havia nas pupilas daquele cego tinha origem no seio de sua mãe, assim
também era a deficiência que havia nos ouvidos deste. Com o fermento, pois, de
seu corpo perfeito foi preenchida a deficiência de nossa massa.
Não estava bem que nosso
Senhor dividisse algum membro de seu corpo para preencher a deficiência de
outros corpos, porém com algo que facilmente podia ser tomado de seu corpo
preencheu a deficiência dos defeituosos. Preencheu, portanto, a deficiência, e deu
a vida aos mortos, para que aprendêssemos que a deficiência dos defeituosos se
preenche do Corpo em que habitava a plenitude, e que a vida se dava aos mortais
daquele mesmo Corpo no qual habitava a vida.
Os profetas haviam feito todo
tipo de sinais, porém jamais preencheram uma deficiência dos membros. A
deficiência corporal estava reservada para que fosse preenchida por nosso
Senhor, e assim os homens pudessem compreender que todo defeito é reparado por
Ele. Os capazes de discernimento deviam perceber que Aquele que preenche a
deficiência das criaturas possui a maestria do Criador. Enquanto nosso Senhor
estava na terra, concedeu aos surdos a graça de poderem ouvir e a capacidade de
falar algumas línguas que não aprenderam a falar, para que se reconhecesse que
é Ele quem, após sua exaltação, deu aos discípulos a capacidade de falar em
todas as línguas.
Silencio
Canto de meditação
Silencio
Preces espontâneas (o ministro convida a
partilhar pedidos a voz alta)
Pai nosso
Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.
mercoledì 28 agosto 2024
São Francisco de Assis explica a perfeita alegria
Uma alegria radical, surpreendente e incompreensível
para a mente do mundo!
Vindo São Francisco certa vez de
Perusa para Santa Maria dos Anjos com frei Leão, em tempo do
inverno e atormentado pelo fortíssimo frio, frei Leão pediu-lhe:
Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está
a perfeita alegria.
E São Francisco assim lhe respondeu:
Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, inteiramente
molhados pela chuva e transidos de frio, cheios de lama e aflitos de fome, e
batermos à porta do convento, e o porteiro chegar irritado e disser:
‒ Quem são vocês?
E nós dissermos:
‒ Somos dois dos vossos irmãos, e ele disser:
‒ Não dizem a verdade; são dois vagabundos que andam
enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; fora daqui!
E não nos abrir e deixar-nos estar ao tempo, à neve e
à chuva, com frio e fome até à noite: então, se suportarmos tal injúria e tal
crueldade, tantos maus tratos, prazenteiramente, sem nos perturbarmos e sem
murmurarmos contra ele (…) escreve que nisso está a perfeita alegria.
E se ainda, constrangidos pela fome e pelo frio e pela
noite batermos mais e chamarmos e pedirmos pelo amor de Deus com muitas
lágrimas que nos abra a porta e nos deixe entrar, e se ele mais escandalizado
disser:
‒ Vagabundos importunos, pagar-lhes-ei como merecem.
E sair com um bastão nodoso e nos agarrar pelo capuz e
nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater com o pau de nó em nó:
Se nós suportarmos todas estas coisas pacientemente e
com alegria, pensando nos sofrimentos de Cristo bendito, as quais devemos
suportar por seu amor:
Ó irmão Leão, escreve que aí e nisso está a perfeita
alegria, e ouve, pois, a conclusão, irmão Leão.
Acima de todas as graças e de todos os dons do
Espírito Santo, os quais Cristo concede aos amigos, está o de vencer-se a si
mesmo, e, voluntariamente, pelo amor, suportar trabalhos, injúrias, opróbrios e
desprezos.
venerdì 23 agosto 2024
CALENDÁRIO PASTORAL 26 AGOSTO – 1 SETEMBRO
SEGUNDA 26
10: o padre estará participando na sede da OAB/ AM, do
lançamento do Manifesto do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, que cobra
responsabilidades e compromissos éticos e de gestão pública dos candidatos ao
cargo de prefeito de Manaus.
19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio
19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são
Vicente
TERÇA 27
10.30-12: o padre estará presente na comunidade de Cristo
Rei (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)
15: visita dos ministros aos doentes e idosos da
comunidade santo Antônio
19: Novena nas comunidades
QUARTA 28
10,30-12: o padre estará presente na comunidade de são Sebastião
(andando nas ruas, não preciso da capela aberta)
19: Oficina de Salmos na comunidade santo Antônio com
Francisco
19: Formação da pastoral do dizimo do Setor Avenida
Brasil
19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios
capítulo 4 na
comunidade de são Vicente (são convidadas as pessoas das comunidades de São
Pedro e Cristo Rei)
QUINTA 29
10,30-12: o padre estará presente na comunidade de santo
Antônio (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)
19: adoração eucarística nas comunidades. Texto:
https://saovicentepar.blogspot.com/2024/08/adoracao-eucaristica-este-povo-me-honra.html
SEXTA 30
7,30-12: policlínica da saúde na casinha de são Pedro
8: encontro padres na Maromba
19: grupo de oração são Pedro
19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios
capítulo 4 na
comunidade de santo Antônio (são convidadas as pessoas das comunidades de
Rosário, Santo Inacio, São Sebastião)
SÁBADO 31
8-18: o padre atende na secretária paroquial
8,30: coordenação do Movimento fé e Cidadania
16: encontro para organizar setembro amarelo
16: pastoral da criança nas comunidades
17: coordenadores de comunidades e
administrativos
19: encontrão da PJ das comunidades com o
tema: preparando o Grito dos Excluídos (Salão Padre Meneses)
DOMINGO 1 SETEMBRO
7: missa Santo Antônio
9-11: momento de formação das equipes litúrgicas
das comunidades
(Salão padre Meneses)
17: Missa Cristo Rei
18,30: missa são Pedro
19,30: missa são Vicente
ADORAÇÃO EUCARISTICA Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim
Canto de exposição ao Santíssimo
Motivação do coordenador pastoral ou do ministro
Momento de silencio
Leitura da Bíblia: Marcos 7, 1-8.14-15.21-23
Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'.
Momento de silencio
Canto de meditação
Silencio
Leitura Patrística: Santo Irineu de Lião. Tratado contra as heresias
A tradição dos seus maiores
que eles fingiam observar como derivada da Lei era contrária à Lei dada por
Moisés. Por isso disse Isaías: Teus taverneiros colocam água no vinho,
indicando que ao austero preceito de Deus os maiores tinham misturado uma
tradição aguada, isto é, uma lei adulterada e contrária à Lei, como o
manifestou o Senhor, dizendo-lhes: Por que vós anulais o mandamento de
Deus por causa da vossa tradição? E não só anularam a Lei de Deus por suas
transgressões, colocando água no vinho, mas erguendo contra ela sua própria
lei, lei que ainda hoje se chama “farisaica”. Nesta lei tiram algumas coisas,
acrescentam outras e interpretam não poucas ao seu bem-querer. De tudo isto se
servem particularmente os seus próprios mestres.
Querendo reivindicar tais
tradições, não quiseram submeter-se à Lei de Deus que os orientava para a vinda
de Cristo; antes, recriminavam ao Senhor porque curava em sábado, coisa que
certamente - como já vimos - a Lei não proibia, já que, de certo modo, ela
também curava, prescrevendo a circuncisão naquele dia; porém, cuidavam-se muito
bem de acusarem a si mesmos por transgredir o preceito em nome de sua tradição
e da mencionada “lei farisaica”, não levando em conta o principal mandamento da
Lei, que é o amor a Deus.
Sendo este o primeiro e
principal preceito e o segundo o amor ao próximo, o Senhor ensinou que toda a
Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos. E Ele mesmo não nos deu
nenhum mandamento maior do que este, mas o renovou, ordenando aos seus discípulos
amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmos. E Paulo diz
que o amor é o cumprimento perfeito da Lei, e quando desaparecem os
demais carismas, permanecerão a fé, a esperança e o amor, porém o maior dos
três é o amor; e que o conhecimento sem o amor de Deus não tem valor nenhum,
nem conhecer todos os segredos, nem a fé, nem a profecia, visto que tudo
é tolice e vaidade sem o amor; que o amor torna o homem perfeito, e quem ama a
Deus é um homem perfeito neste mundo e no futuro: porque jamais deixaremos de
amar a Deus, mas quanto mais o contemplemos, mais o amaremos.
Sendo, portanto, na Lei e no
Evangelho o primeiro e maior mandamento é o mesmo, isto é, amar o Senhor Deus
de todo o coração, e o segundo, semelhante a ele, amar o próximo como a si
mesmo, é evidente que um só e o mesmo é o Autor tanto da Lei como do Evangelho.
Assim, sendo os mesmos, em ambos os Testamentos, os mandamentos fundamentais da
vida, apontam para um mesmo Senhor, o qual deu, é verdade, preceitos
particulares adaptados a cada Testamento, porém propôs em ambos alguns
mandamentos comuns, os mais importantes e sublimes, sem os quais não é possível
salvar-se.
Silencio
Canto de meditação
Silencio
Preces espontâneas (o ministro convida a
partilhar pedidos a voz alta)
Pai nosso
Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.