domenica 1 settembre 2024

ENCONTRÃO DA JUVENTUDE - 31 AGOATO 2024

 










SETEMBRO 2024





 PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

MOVIMENTO FÉ E CIDADANIA

 


 

1.   QUINTA FEIRA 5 às 14,30: GRITO DAS EXCLUÍDAS E EXCLUÍDOS saindo da praça do Leme rumo a praça da Saudade. Evento Arquidiocesano

 

2.   DOMINGO 22 às 10 h: panfletagem nas comunidades são Vicente, São Pedro e Cristo Rei

 

3.   SABÁDO 28 às 16 h:setembro Amarelo. Evento arquidiocesano na ponte do Rio Negro

 

4.   Domingo 29 às 20,30: encontro com os candidatos a vereadores da Compensa

 

 

5.   25.9-5.10: fiscalização com grupos do Movimento andando juntos nas rus com a camisa do Movimento

 

6.   SÁBADO 5 OUTUBRO:  a partir das 22 h. fiscalização da compra de voto na noite das eleições

venerdì 30 agosto 2024

CALENDÁRIO PASTORAL 2-8 SETEMBRO 2024

 







 

 

SEGUNDA 2

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

 

TERÇA 3

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: Novena nas comunidades

 

QUARTA 4

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10.30-12: o padre estará presente na comunidade de São Pedro (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)8: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios capítulos 5-6 na comunidade de são Vicente (são convidadas as pessoas das comunidades de São Pedro e Cristo Rei)

 

QUINTA 5

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

14,30: concentração na praça do Leme para participarmos do evento arquidiocesano do GRITO DAS EXCLUÍDAS E EXCLUÍDOS que será realizado na praça da Saudade.

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades.

Texto: https://saovicentepar.blogspot.com/2024/08/tu-es-o-messias.html

 

SEXTA 6

De 6 até 12 setembro padre Paolo prega o retiro espiritual pela congregação das irmãs adoradoras do sangue de Cristo presente em Manaus

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19: Catequese de crisma em São Vicente

19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios capítulos 5-6 na comunidade de santo Antônio (são convidadas as pessoas das comunidades de Rosário, Santo Inacio, São Sebastião)

 

SÁBADO 7

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações

Tarde: catequese nas comunidades

 

DOMINGO 8

7,30: missa Nossa Senhora do Rosário

9: missa são Sebastião

18: missa santo Inacio

19,30: missa são Vicente

 

TU ÉS O MESSIAS

 




ADORAÇÃO EUCARISTICA

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Marcos 8,27-35

Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas". Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o Messias". Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens". Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: 

"Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la".

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Efrém. Sermão sobre nosso Senhor

O intangível Poder desceu e se recobriu de membros que se podem tocar, para que os necessitados pudessem aproximar-se d’Ele, e, ao tocar sua humanidade, conseguissem perceber a sua divindade. Aquele surdo-mudo sentiu os dedos da carne que se aproximaram de seus ouvidos e tocaram a sua língua; porém, mediante os dedos que podem ser tocados, tocou a intangível divindade, quando esta desatou a sua língua e abriu as portas dos ouvidos lacrados. De fato, o construtor do corpo, o artífice do organismo, veio a ele, e com sua suave voz, sem dor fez uma abertura nos ouvidos obstruídos. E a boca fechada, que não podia produzir a palavra, deu à luz o louvor d’Aquele que tinha tornado fecunda sua esterilidade com o nascimento das palavras. Pois o mesmo que deu a Adão a capacidade de falar em um instante, sem necessidade de instrução, concedeu aos mudos que pudessem falar facilmente línguas que só se aprendem com dificuldade.

Vede, outra questão vem à luz: perguntemo-nos com que línguas nosso Senhor deu o poder de falar aos mudos, que recorriam a Ele de todas as línguas. Porém, se isto é fácil de saber, voltemo-nos a algo maior que isto, isto é, a reconhecer que o primeiro homem foi criado através do Filho. Realmente, no fato de que por meio d’Ele foi dada a palavra aos mudos, filhos de Adão, conhecemos que por meio d’Ele foi concedia a palavra a Adão, seu primeiro pai. Também aqui uma natureza deficiente recebe sua plenitude de nosso Senhor. Na realidade é claro que quem é capaz de levar à plenitude uma deficiência da natureza, tem em sua mão a plenitude da natureza.

Entretanto, não há deficiência maior que quando um homem nasce mudo. Pois se graças à palavra estamos acima de todas as criaturas, o defeito da palavra é maior que todos os defeitos, e, em consequência, Aquele por meio de quem se repara esta grande deficiência, está claro que por Ele se sustenta toda plenitude. Porque por meio d’Ele os membros recebem ocultamente toda plenitude no seio materno, pode um defeito deles ser levado à plenitude à luz do dia, para que aprendamos que, no princípio, se compôs por meio d’Ele todo o organismo.

Colocou saliva em seus dedos e a depositou nos ouvidos do surdo, assim como amassou barro com saliva e esfregou nos olhos do cego, para que aprendamos que, assim como a deficiência que havia nas pupilas daquele cego tinha origem no seio de sua mãe, assim também era a deficiência que havia nos ouvidos deste. Com o fermento, pois, de seu corpo perfeito foi preenchida a deficiência de nossa massa.

Não estava bem que nosso Senhor dividisse algum membro de seu corpo para preencher a deficiência de outros corpos, porém com algo que facilmente podia ser tomado de seu corpo preencheu a deficiência dos defeituosos. Preencheu, portanto, a deficiência, e deu a vida aos mortos, para que aprendêssemos que a deficiência dos defeituosos se preenche do Corpo em que habitava a plenitude, e que a vida se dava aos mortais daquele mesmo Corpo no qual habitava a vida.

Os profetas haviam feito todo tipo de sinais, porém jamais preencheram uma deficiência dos membros. A deficiência corporal estava reservada para que fosse preenchida por nosso Senhor, e assim os homens pudessem compreender que todo defeito é reparado por Ele. Os capazes de discernimento deviam perceber que Aquele que preenche a deficiência das criaturas possui a maestria do Criador. Enquanto nosso Senhor estava na terra, concedeu aos surdos a graça de poderem ouvir e a capacidade de falar algumas línguas que não aprenderam a falar, para que se reconhecesse que é Ele quem, após sua exaltação, deu aos discípulos a capacidade de falar em todas as línguas.

 

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

mercoledì 28 agosto 2024

São Francisco de Assis explica a perfeita alegria

 




 

Uma alegria radical, surpreendente e incompreensível para a mente do mundo!

Vindo São Francisco certa vez de Perusa para Santa Maria dos Anjos com frei Leão, em tempo do inverno e atormentado pelo fortíssimo frio, frei Leão pediu-lhe:

Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está a perfeita alegria.

E São Francisco assim lhe respondeu:

Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, inteiramente molhados pela chuva e transidos de frio, cheios de lama e aflitos de fome, e batermos à porta do convento, e o porteiro chegar irritado e disser:

‒ Quem são vocês?

E nós dissermos:

‒ Somos dois dos vossos irmãos, e ele disser:

‒ Não dizem a verdade; são dois vagabundos que andam enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; fora daqui!

E não nos abrir e deixar-nos estar ao tempo, à neve e à chuva, com frio e fome até à noite: então, se suportarmos tal injúria e tal crueldade, tantos maus tratos, prazenteiramente, sem nos perturbarmos e sem murmurarmos contra ele (…) escreve que nisso está a perfeita alegria.

E se ainda, constrangidos pela fome e pelo frio e pela noite batermos mais e chamarmos e pedirmos pelo amor de Deus com muitas lágrimas que nos abra a porta e nos deixe entrar, e se ele mais escandalizado disser:

‒ Vagabundos importunos, pagar-lhes-ei como merecem.

E sair com um bastão nodoso e nos agarrar pelo capuz e nos atirar ao chão e nos arrastar pela neve e nos bater com o pau de nó em nó:

Se nós suportarmos todas estas coisas pacientemente e com alegria, pensando nos sofrimentos de Cristo bendito, as quais devemos suportar por seu amor:

Ó irmão Leão, escreve que aí e nisso está a perfeita alegria, e ouve, pois, a conclusão, irmão Leão.

Acima de todas as graças e de todos os dons do Espírito Santo, os quais Cristo concede aos amigos, está o de vencer-se a si mesmo, e, voluntariamente, pelo amor, suportar trabalhos, injúrias, opróbrios e desprezos.

venerdì 23 agosto 2024

CALENDÁRIO PASTORAL 26 AGOSTO – 1 SETEMBRO

 




 

SEGUNDA 26

10: o padre estará participando na sede da OAB/ AM, do lançamento do Manifesto do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção, que cobra responsabilidades e compromissos éticos e de gestão pública dos candidatos ao cargo de prefeito de Manaus.

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

 

TERÇA 27

10.30-12: o padre estará presente na comunidade de Cristo Rei (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

19: Novena nas comunidades

 

QUARTA 28

10,30-12: o padre estará presente na comunidade de são Sebastião (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

19: Oficina de Salmos na comunidade santo Antônio com Francisco

19: Formação da pastoral do dizimo do Setor Avenida Brasil

19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios capítulo 4 na comunidade de são Vicente (são convidadas as pessoas das comunidades de São Pedro e Cristo Rei)

 

QUINTA 29

10,30-12: o padre estará presente na comunidade de santo Antônio (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

19: adoração eucarística nas comunidades. Texto:

https://saovicentepar.blogspot.com/2024/08/adoracao-eucaristica-este-povo-me-honra.html

 

SEXTA 30

7,30-12: policlínica da saúde na casinha de são Pedro

8: encontro padres na Maromba

19: grupo de oração são Pedro

19: Estudo Bíblico: primeira carta aos Coríntios capítulo 4 na comunidade de santo Antônio (são convidadas as pessoas das comunidades de Rosário, Santo Inacio, São Sebastião)

 

SÁBADO 31

8-18: o padre atende na secretária paroquial

8,30: coordenação do Movimento fé e Cidadania

16: encontro para organizar setembro amarelo

16: pastoral da criança nas comunidades

17: coordenadores de comunidades e administrativos

19: encontrão da PJ das comunidades com o tema: preparando o Grito dos Excluídos (Salão Padre Meneses)

 

DOMINGO 1 SETEMBRO

7: missa Santo Antônio

9-11: momento de formação das equipes litúrgicas das comunidades (Salão padre Meneses)

17: Missa Cristo Rei

18,30: missa são Pedro

19,30: missa são Vicente 

ADORAÇÃO EUCARISTICA Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim

 




 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Marcos 7, 1-8.14-15.21-23

Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Irineu de Lião. Tratado contra as heresias

A tradição dos seus maiores que eles fingiam observar como derivada da Lei era contrária à Lei dada por Moisés. Por isso disse Isaías: Teus taverneiros colocam água no vinho, indicando que ao austero preceito de Deus os maiores tinham misturado uma tradição aguada, isto é, uma lei adulterada e contrária à Lei, como o manifestou o Senhor, dizendo-lhes: Por que vós anulais o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? E não só anularam a Lei de Deus por suas transgressões, colocando água no vinho, mas erguendo contra ela sua própria lei, lei que ainda hoje se chama “farisaica”. Nesta lei tiram algumas coisas, acrescentam outras e interpretam não poucas ao seu bem-querer. De tudo isto se servem particularmente os seus próprios mestres.

Querendo reivindicar tais tradições, não quiseram submeter-se à Lei de Deus que os orientava para a vinda de Cristo; antes, recriminavam ao Senhor porque curava em sábado, coisa que certamente - como já vimos - a Lei não proibia, já que, de certo modo, ela também curava, prescrevendo a circuncisão naquele dia; porém, cuidavam-se muito bem de acusarem a si mesmos por transgredir o preceito em nome de sua tradição e da mencionada “lei farisaica”, não levando em conta o principal mandamento da Lei, que é o amor a Deus.

 

Sendo este o primeiro e principal preceito e o segundo o amor ao próximo, o Senhor ensinou que toda a Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos. E Ele mesmo não nos deu nenhum mandamento maior do que este, mas o renovou, ordenando aos seus discípulos amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmos. E Paulo diz que o amor é o cumprimento perfeito da Lei, e quando desaparecem os demais carismas, permanecerão a fé, a esperança e o amor, porém o maior dos três é o amor; e que o conhecimento sem o amor de Deus não tem valor nenhum, nem  conhecer todos os segredos, nem a fé, nem a profecia, visto que tudo é tolice e vaidade sem o amor; que o amor torna o homem perfeito, e quem ama a Deus é um homem perfeito neste mundo e no futuro: porque jamais deixaremos de amar a Deus, mas quanto mais o contemplemos, mais o amaremos.

Sendo, portanto, na Lei e no Evangelho o primeiro e maior mandamento é o mesmo, isto é, amar o Senhor Deus de todo o coração, e o segundo, semelhante a ele, amar o próximo como a si mesmo, é evidente que um só e o mesmo é o Autor tanto da Lei como do Evangelho. Assim, sendo os mesmos, em ambos os Testamentos, os mandamentos fundamentais da vida, apontam para um mesmo Senhor, o qual deu, é verdade, preceitos particulares adaptados a cada Testamento, porém propôs em ambos alguns mandamentos comuns, os mais importantes e sublimes, sem os quais não é possível salvar-se.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.