sabato 16 marzo 2024

ENCONTRO MINISTROS DA PALAVRA - 16 março 2024

 






DIRETÓRIO HOMILETICO (2014)

Síntese: Paolo Cugini

 

O presente Diretório homilético quer dar uma resposta ao pedido feito pelos participantes do Sínodo dos Bispos celebrado em 2008 sobre a Palavra de Deus.

Acolhendo o pedido, o Papa Bento XVI pediu às autoridades competentes de preparar um Diretório sobre a homilia.

Por muitos séculos a pregação foi frequentemente um ensinamento moral ou doutrinal pronunciado por ocasião da Missa festiva, mas não necessariamente integrada na mesma celebração.

Ora, com o movimento litúrgico católico, iniciado no final do século XIX, tentou integrar a piedade pessoal e a espiritualidade litúrgica dos fiéis, assim se deram esforços voltados a aprofundar a ligação intrínseca entre a Escritura e o culto.

A finalidade do presente Diretório é de apresentar o escopo da homilia como foi descrita nos documentos da Igreja, do Concílio Vaticano II até a Exortação apostólica Evangelii gaudium, e oferecer um guia baseado sobre estas fontes a fim de ajudar os pregadores a cumprir correta e eficazmente a sua missão.

Ao introduzir o argumento podemos notar quatro temas de relevante importância, brevemente descritos nos documentos conciliares.

 O primeiro é naturalmente o lugar da Palavra de Deus na celebração litúrgica e o que isto significa para a função da homilia (cf. SC 24, 35, 52, 56).

O segundo concerne os princípios de interpretação bíblica católica enunciados pelo Concílio, que encontram uma particular expressão na homilia litúrgica (cf. DV 9-13, 21).

O terceiro aspecto se refere às consequências desta compreensão da Bíblia e da liturgia para o pregador mesmo,

o qual deve modelá-la não apenas à sua abordagem ao preparar a homilia, mas também a sua inteira vida espiritual (cf. DV 25, Presbyterorum ordinis 4, 18).

       Por fim, o quarto aspecto se refere às necessidades daqueles a quem se dirige a pregação da Igreja,

       as suas culturas e situações de vida, também estas determinantes da forma da homilia, pois esta tem a função de converter a existência ao Evangelho de quem a escuta (cf. Ad gentes 6).

O essencial é que o pregador:

  1. ponha a palavra de Deus no centro da própria vida espiritual,
  2. conheça bem o seu povo,
  3. reflita sobre os acontecimentos do seu tempo,
  4. procure incessantemente desenvolver as capacidades que o ajudem a pregar de maneira apropriada e, sobretudo, que, consciente da própria pobreza espiritual,
  5. invoque na fé o Espírito Santo como o principal artífice ao tornar dócil aos divinos mistérios o coração dos fiéis.

 

O que é a PJ historia organização grupos

 



 

 O QUE É A PJ

Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base. Muitos jovens são integrantes ou militantes da PJ. Em cada cidade ou Estado encontra-se pelo menos um grupo, que todos os dias se fazem sinal do Reino Definitivo.

NOSSA HISTÓRIA

A PJ é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para o difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos.

O primeiro com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento da Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos a início de um novo modelo de pastoral com os jovens. A PJ herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo. Mas o surgimento de uma PJ Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos do América-latina acorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979).

Nesta história é fundamental ressaltar os Encontros Nacionais da PJ ocorridos em 1973, 1976 e 1978, que inicialmente serviram para reunir as experiências da PJ esparsas por todo o País. Os encontros, seminários e assembléias nacionais foram espaços de articulação, organização e elaboração dos projetos da PJ. Chegando os anos 90, diante de uma nova realidade social e eclesial, a PJ ingressa numa nova fase, a chamada Missão. A história recente da PJ foi gestada, com toda a dor e a esperança que é particular de um parto, a ousadia em refletir sobre si mesma, nos fez crescer passo-a-passo como uma criança que deseja viver as suas etapas em toda a sua plenitude.

NOSSA MISSÃO

“O Espírito do Senhor está sobre nós, consagrou-nos com a missão de levar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação das vistas, libertando os oprimidos e proclamando o ano de Graça do Senhor.” (Lucas 4, 18-19)

1 - A missão é que dá vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É nosso agir concreto de jovens que participamos da comunidade eclesial e damos testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.

2 - A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens. E nós, jovens protagonistas da PJ, vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores e desejos, alegrias, necessidades, potencialidades, anseios… Queremos que todos nós jovens, sejamos comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Queremos ser capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.


3 - Por isso, buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR - “ANO DA GRAÇA DO SENHOR”. NOSSA IDENTIDADE

1 - Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e a exemplo de Jesus Cristo fazemos a opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.

2 - Somos grupos de Jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.

3 - Atuamos também na sociedade inseridos nos movimentos sociais, com destaque a participação político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.

4 - Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, diocese e regional, ligados à Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando uma unidade na diversidade.

5 - Diante de uma política desumana da manipulação dos MCS e de uma realidade tão adversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da civilização do amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras organizações da sociedade.

6 - Somos PJ organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.

7 - Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando as artes (dança, poesia, música…) o lazer, o corpo, o símbolo, as culturas, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.

 

venerdì 15 marzo 2024

CALENDÁRIO PASTORAL 18-25 MARÇO 2024

 




 

SEGUNDA 18

19 h. Grupo de oração São Vicente

19 h. grupos nas casas pela Campanha da Fraternidade 2024

 

TERÇA 19

19: novena nas comunidades

 

QUARTA 20

10,30: padre Paulo visita a comunidade de São Sebastião

17: encontro com os jovens

18: momento de avaliação com a comunidade

19,30: estudo bíblico: Marcos capítulo 5

 

QUINTA 21

19: adoração eucarística nas comunidades

 

SEXTA 22

18,30: Via sacra dos jovens (São Vicente)

 

SÁBADO 23

8,30-18: o padre atende na secretária paroquial

15: Encontro Caritas paroquial

16: encontro com os coordenadores de comunidade

17: encontro com os catequistas da Crisma das comunidades

18: curso formação Pastoral da juventude

 

DOMINGO 24 Domingo dos ramos

7: saída Cristo Rei

8: Santo Antônio missa dos Ramos

10: encontro coroinhas da paróquia (santo Antônio)

18: Missa santo Inacio

19,30 São Vicente

 

 

giovedì 14 marzo 2024

CURSO DE FORMAÇÃO: IGREJA E POLÍTICA DOMINGO 17 MARÇO 2024



O encontro será realizado na igreja da comunidade são Vicente


Programação:

8,30: chegada e oração incicial

Palestra sobre o tema e debate

12 h. Almoço comunitário

sabato 9 marzo 2024

ADORAÇÃO EUCARISTICA: JESUS É O PÃO DA VIDA

 



 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: João 6,53-66

. Então, Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente”. Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum.

Muitos dos seus discípulos, ouvindo-o, disseram: “Isto é muito duro! Quem o pode admitir?”. .Sabendo Jesus que os discípulos murmuravam por isso, perguntou-lhes: “Isso vos escandaliza? 62.Que será, quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes?… O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.

 Mas há alguns entre vós que não creem…”. Pois desde o princípio Jesus sabia quais eram os que não criam e quem o havia de trair. Ele prosseguiu: “Por isso, vos disse: Ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lho for concedido”. Desde então, muitos dos seus discípulos se retiraram e já não andavam com ele.

 

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:

V catequese mistagogica de Cirilo de Jerusalém Comunhão

Depois disso, diz o sacerdote: «As coisas santas aos santos». As coisas são as oferendas aí colocadas, pois receberam a vinda do Espírito Santo. Santos sois também vós, julgados dignos do Espírito Santo. As coisas santas, então, convêm aos santos. Em seguida vós dizeis: «Um é o santo, um o Senhor, Jesus Cristo». Verdadeiramente um é o santo, santo por natureza. Nós, porém, se santos, o somos não pela natureza, mas pela participação, ascese e prece. Depois dessas coisas, ouvis o cantor que, com uma melodia divina, vos convida à comunhão dos santos mistérios, dizendo: «Provai e vede como o Senhor é bom». Não confieis o julgamento ao gosto corporal, mas à fé inabalável. Pois provando não provais pão e vinho, mas o corpo e sangue de Cristo que aqueles significam.

Ao te aproximares [da comunhão], não vás com as palmas das mãos estendidas, nem com os dedos separados; mas faze com a mão esquerda um trono para a direita como quem deve receber um Rei e no côncavo da mão espalmada recebe o corpo de Cristo, dizendo: «Amém». Com segurança, então, santificando teus olhos pelo contato do corpo sagrado, toma-o e cuida de nada se perder. Pois se algo perderes é como se tivesses perdido um dos próprios membros. Dize-me, se alguém te oferecesse lâminas de ouro, não as guardarias com toda segurança, cuidando que nada delas se perdesse e fosses prejudicado? Não cuidarás, pois, com muito mais segurança de um objeto mais precioso que ouro e pedras preciosas, para dele não perderes uma migalha sequer?

Depois de teres comungado o corpo de Cristo, aproxima-te também do cálice do seu sangue. Não estendas as mãos, mas inclinando-te, e num gesto de adoração e respeito, dize «amém». Santifica-te também tomando o sangue de Cristo. E enquanto teus lábios ainda estão úmidos, roça-os de leve com tuas mãos e santifica teus olhos, tua fronte e teus outros sentidos. Depois, ao esperares as orações [finais], rende graças a Deus que te julgou digno de tamanhos mistérios.

Conservai inviolavelmente essas tradições e vós mesmos guardai-vos sem ofensa. Não vos separeis da comunhão nem pela mancha do pecado vos priveis desses santos e espirituais mistérios. 

 

«O Deus da paz santifique-vos completamente.
Conserve-se inteiro o vosso espírito,
e a vossa alma e o vosso corpo sem mancha,
para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo»,
a quem a glória pelos séculos dos séculos. Amém.»

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

venerdì 8 marzo 2024

CALENDÁRIO PASTORAL 11-17 MARÇO 2024

 



 

SEGUNDA 11

19 h. Grupo de oração São Vicente

19 h. grupos nas casas pela Campanha da Fraternidade 2024

 

TERÇA 12

19: Novena nas comunidades

 

QUARTA 13

8-12: padre Paulo participa do encontro organizado pela Arquidiocese para os novos missionários que chegaram no último ano

15-18,30: padre Paulo participa de um encontro de formação na Faculdade Católica 

19,30: Estudo bíblico sobre o capítulo 4 do Evangelho de Marcos (presencial na comunidade de são Vicente e on-line na página facebook a paróquia)

 

QUINTA 14

8-12: padre Paulo participa do encontro organizado pela Arquidiocese para os novos missionários que chegaram no último ano

19: adoração eucarística nas comunidades

 

SEXTA 15

8-12: padre Paulo participa do encontro organizado pela Arquidiocese para os novos missionários que chegaram no último ano

18,30: Via Sacra da juventude (São Vicente)

 

SÁBADO 16

8-12: padre Paulo participa do encontro organizado pela Arquidiocese para os novos missionários que chegaram no último ano

13-18: o padre atende na secretária paroquial

15 h. Equipe pesquisa litúrgica

16: turma da primeira eucaristia do São Vicente

17: Pastoral do Batismo

18: primeiro encontro do curso de formação liderança jovens

19,30: curso de formação ministros da Palavra: a homilética

 

DOMINGO 17

7: missa santo Antônio

8,30-12: curso de formação. O tema da política nos documentos da Igreja. Termina com o almoço comunitário.

17: missa Cristo Rei

18,30: Missa São Pedro

19,30: missa são Vicente