sábado, 4 de janeiro de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 16 JANEIRO 2025

 




(Secundo domingo tempo comum/C)


Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Jo 2, 1-11

Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.  Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  

São Fausto de Riez Sermão 5 . “É melhor e mais forte o vinho do Evangelho”

Três dias depois celebravam-se bodas. Que outras bodas podem ser estas, senão as promessas e alegrias da salvação humana? As mesmas que se celebram, evidentemente, ou por causa da confissão da Trindade, ou pela fé na ressurreição, como se indica no mistério do número três.

Assim como também em outra das leituras evangélicas se recebe com cantos, música e pompas nupciais o retorno do filho mais jovem, ou seja, a conversão do povo gentio.

Por isso, como o esposo que sai de seu aposento, desceu o Senhor até a terra para unir-se, mediante a encarnação, com a Igreja, que tinha de congregar-se entre os gentios, para a qual deu seu penhor e seu dote: o penhor, quando Deus se uniu com o homem; o dote, quando se imolou por sua salvação.

Por penhor entendemos a redenção atual, e por dote, a vida eterna. Todas estas coisas eram, para aqueles que as viam, outros milagres; para aqueles que as entendiam, outros mistérios. Porque, se observarmos bem, de alguma maneira na própria água se dá certa analogia do Batismo e da regeneração. Porque, enquanto uma coisa se transforma em outra, enquanto a criatura inferior se transforma em algo superior mediante uma secreta conversão, conclui-se o mistério do segundo nascimento. Rapidamente se modificam as águas que irão transformar os homens.

Assim, pelo poder de Cristo, na Galileia a água se transforma em vinho – isto é, conclui a lei e lhe sucede a graça; afasta-se o que não era mais do que sombra, e se faz presente a verdade; o carnal se coloca junto ao espiritual; a antiga observância se converte em Novo Testamento; como diz o Apóstolo: o antigo passou, o novo começou; e como aquela água que era contida nas tinas, sem deixar de ser de jeito algum o que era, começou a ser o que não era, da mesma forma a lei, manifestada pelo advento de Cristo, não perece, mas se aperfeiçoa.

Se falta vinho, se traz outro: o vinho do Antigo Testamento é bom, mas o Novo é melhor; o Antigo Testamento, que observam os judeus, dilui-se na letra, enquanto que o novo, que é o que nos corresponde, converte em graça o sabor da vida.

Trata-se de “vinho bom” sempre que ouças falar de um bom preceito da lei: Amarás ao teu próximo e odiarás ao teu inimigo. Porém, é melhor e mais forte o vinho do Evangelho, como quando ouves dizer: Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento. 




APRESENTAÇÃO DA NOVA ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO

 



 SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


JANEIRO 2025

Terça 7: Cristo Rei

Sexta 10: São Pedro

Segunda 13: Santo Inacio

Terça 14: Rosário

Quarta 15: São Vicente 

Quinta 16: São Sebastião 

Sexta 17: santo Antônio



CALENDÁRIO PASTORAL 13 – 19 JANEIRO 2025

 





SEGUNDA 13

9,30-12,30: momento de espirtualidade com coroinhas da paróquia (santo Antônio). Começa com o cafezinho e termina com o almoço.

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Comunidade de Santo Inacio. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


TERÇA 14

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

10.30-12: o padre estará presente na comunidade de Cristo Rei (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

19: Terço da juventude (Cristo Rei)

19: Comunidade de Rosário. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


QUARTA 15

8-12: retiro espiritual Juventude na comunidade santo Antônio (termina com o almoço)

19: Comunidade de são Vicente. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


QUINTA 16

1,45: chega padre Luís Gibellini (padre italiano que atua na Bahia, amigo de padre Paolo)

16,30: visita Caritas as familias arentes da comunidade santo Inacio 

19: adoração eucarística nas comunidades. 

19: Comunidade de São Sebastião. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


SEXTA 17

19: grupo de oração são Pedro

19: Comunidade de santo Antônio. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


SÁBADO 18

8-18: o padre atende na secretaria paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações 

17: encontro com a juventude para planejar a drmatização da paixão de Jesus

Noite de filme da Juventude


DOMINGO 19

7: missa santo Antônio 

8,30: encontro de formação de apresentação da Campanha da Fraternidade 2025 (salão padre Meneses)

17: missa Cristo Rei

18,30: missa são Pedro 

 19,30: Missa são Vicente




sábado, 28 de dezembro de 2024

CALENDÁRIO PASTORAL 6-12 JANEIRO 2025

 




SEGUNDA 6

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente



TERÇA 7

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

10.30-12: o padre estará presente na comunidade de Rosário (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18,30: Terço da juventude (são Pedro)

19: Novena nas comunidades

19,15: Comunidade de Cristo Rei. Apresentação da nova ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS


QUARTA 8

10,30-12: o padre estará presente na comunidade de Santo Inacio (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

19: encontro crismandos adultos das 7 comunidades (salão padre Marquinho)


QUINTA 9

10,30-12: o padre estará presente na comunidade de São Vicente (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

19: adoração eucarística nas comunidades. 

19: encontro assessores da PJ (sala padre Marquinho)


SEXTA 10

10,30-12: o padre estará presente na comunidade de São Pedro (andando nas ruas, não preciso da capela aberta)

19: grupo de oração são Pedro

19: Comunidade de São Pedro Apresentação da nova  ENCÍCLICA DILEXIT NOS DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE O AMOR HUMANO E DIVINO DO CORAÇÃO DE JESUS



SÁBADO 11

8-18: o padre atende na secretária paroquial

19,30: noite musical da juventude


DOMINGO 12

7,30: missa no Rosário

9: Missa são Sebastião

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

18: missa santo Inacio 

 19,30: Missa são Vicente


CALENDÁRIO PASTORAL 30 DEZEMBRO 2024-5 JANEIRO 2025

 




SEGUNDA 30

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente


TERÇA 31

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: missa paroquial em ação de graça pelo ano que passou (santo Antônio)

19,30: missa paroquial em ação de graça pelo ano que passou (são Vicente)


QUARTA- 1 janeiro 2025 MARIA MÃE DE DEUS – DIA MUNDIAL DA PAZ

19,30: missa paroquial do começo do ano novo (Rosário)


QUINTA 2

19: adoração eucarística nas comunidades. 


SEXTA 3

19: grupo de oração são Pedro


SÁBADO 4

14-18: o padre atende na secretária paroquial

18: encontro equipe paroquial 


DOMINGO 5 EPIFANIA DO SENHOR

7: missa santo Antônio 

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

17: missa Cristo Rei

18,30: missa são Pedro 

 19,30: Missa são Vicente


ADORAÇÃO EUCARISTICA 9 janeiro 2025 - Batismo do Senhor

 



Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 3,15-16.21-22

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: "Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo". Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  São Cirilo de Alexandria-Comentário ao Evangelho de São João

Quando o Criador do universo decidiu restaurar todas as coisas em Cristo, dentro da mais maravilhosa ordem, e devolver a seu estado anterior a natureza do homem, prometeu que, ao mesmo tempo em que os demais bens, lhe concederia também efusivamente o Espírito Santo, já que de outro modo não poderia ver-se reintegrado à pacífica e estável posse daqueles benefícios.

Determinou, portanto, o tempo em que o Espírito Santo haveria de descer até nós, a saber, o tempo do advento de Cristo, e o prometeu ao dizer: Naqueles dias - se refere aos dias do Salvador - derramarei meu Espírito sobre toda a carne. E quando o tempo de tão excelsa munificência e liberdade produziu para todos nós o Unigênito encarnado no mundo, como homem nascido de mulher - de acordo com a divina Escritura -, Deus Pai concedeu por sua vez o Espírito, e Cristo, como primícias da natureza renovada, foi quem o recebeu primeiro. E isto foi o que testemunhou João Batista quando disse: e vi o Espírito que baixava do céu e pousou sobre ele.

Dizemos que Cristo, de sua parte, recebeu o Espírito enquanto se fizera homem, e enquanto convinha que o homem o recebesse; e, ainda que é o Filho de Deus Pai, gerado de sua mesma substância, inclusive antes de sua encarnação - ainda mais: antes de todos os séculos -, não fica ofendido de que o Pai lhe diga, depois que se fez homem: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

Afirma que gerou hoje a quem era Deus, gerado dele mesmo desde antes dos séculos, a fim de receber-nos por sua mediação como filhos adotivos; pois em Cristo, enquanto homem, se encontra significada toda a natureza: e assim também o Pai, que possui seu próprio Espírito, se diz que o outorga a seu Filho, para que nós nos beneficiemos do Espírito nele. Por este motivo pertenceu à descendência de Abraão, como está escrito: e se assemelhou em tudo a seus irmãos.

De maneira que o Filho unigênito recebe o Espírito Santo não para si mesmo - pois é seu, habita nele, e por seu meio se comunica, como já dissemos antes -, mas para instaurar e restituir a sua integridade para a natureza inteira, já que, ao tornar-se homem, a possuía em sua totalidade. Pode, portanto, entender-se - isto se quisermos usar nossa reta compreensão, assim como os testemunhos da Escritura - que Cristo não recebeu o Espírito para si, mas antes para nós em si mesmo: pois por sua mediação nos advêm todos os bens.


Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.