sexta-feira, 5 de setembro de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 11 setembro 2025

 





Exaltação da Santa Cruz - Festa | Domingo

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Jo 3,13-17

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 "Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo André de Creta, +~750

“A glória e a exaltação de Cristo é a Cruz”

“Celebramos a festa da Cruz: por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da Cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro. Chamo com razão tesouro aquilo que há de mais belo entre todos os bens pelo conteúdo e pela fama. Nele, por Ele e para Ele reside toda a nossa salvação, e é restituída ao seu estado original.

Se não houvesse a Cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse a Cruz, a Vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a Vida não tivesse sido cravada, não brotariam do Lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da Vida, não se teria aberto o Paraíso. Se não houvesse a Cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.

É, portanto, grande e preciosa a Cruz. Grande sim, porque por ela grandes bens se tornaram realidade; e tanto maiores quanto, pelos milagres e sofrimentos de Cristo, mais excelentes quinhões serão distribuídos. Preciosa também porque a Cruz é paixão e vitória de Deus: paixão, pela morte voluntária nesta mesma paixão; e vitória porque o diabo é ferido e com ele a morte é vencida. Assim, arrebentadas as prisões dos infernos, a Cruz também se tornou a comum salvação de todo o mundo.

É chamada ainda de ‘glória de Cristo’, e dita ‘a exaltação de Cristo’. Vemo-la como o cálice desejável e o termo dos sofrimentos que Cristo suportou por nós. Que a Cruz seja a glória de Cristo; escuta-O a dizer: ‘Agora, o Filho do homem é glorificado e Nele Deus é glorificado e logo O glorificará’. E de novo: ‘Glorifica-Me Tu, Pai, com a glória que tinha junto de Ti antes que o mundo existisse’. E repete: ‘Pai, glorifica Teu nome’. Desceu então do céu uma voz: ‘Glorifiquei-O e tornarei a glorificar ’indicando aquela glória que então alcançou na Cruz.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

sábado, 30 de agosto de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 4 Setembro 2025

 


 

23º Domingo do Tempo Comum

 

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 14,25-33

Naquele tempo, 25 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26 "Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28 Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30 'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!' 31 Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:   Santo Agostinho-Sermão 96

Sobre a vocação universal à santidade

 

Quem quiser vir após mim, que se negue a si mesmo, que tome a sua cruz e me siga. Parece duro e grave este preceito do Senhor de negar-se a si mesmo para segui-lo. Mas não é duro nem grave o que ordena aquele que ajuda a realizar o que ordena.

Realmente é verdade o que se diz no salmo: De acordo com teus mandamentos, mantive-me no caminho difícil. Como também é certo o que ele mesmo afirma: Meu jugo é suave e o meu fardo é leve. O amor torna suave o que existe de duro no preceito.

O que significa: Tome a sua cruz? Aceite tudo que é incômodo e, então, siga-me desta forma. Quando começar a seguir-me em meus exemplos e preceitos, em seguida encontrará contraditores, muitos que tentarão te proibir, muitos que tentarão dissuadir-te, e os encontrará inclusive entre os seguidores de Cristo. Acompanhavam a Cristo aqueles que queriam fazer calar aos cegos. Se queres seguir-lhe, aceita como cruz as ameaças, as seduções e os obstáculos de qualquer tipo; suporta, aguenta, mantém-te firme.

Neste mundo santo, bom, reconciliado, salvo, ou melhor dito, que há de ser salvo – já que agora está salvo somente em esperança, porque na esperança fomos salvos –, neste mundo, portanto, que é a Igreja, que segue a Cristo, o Senhor diz a todos: O que quiser vir após mim, que negue-se a si mesmo.

Este preceito não se refere somente às virgens, com exclusão das casadas; ou às viúvas, excluindo as que vivem em matrimônio; ou aos monges, e não aos casados; ou aos clérigos, com exclusão dos leigos: toda a Igreja, todo o corpo e cada um de seus membros, de acordo com a sua função própria e específica, deve seguir a Cristo.

Siga-lhe, pois, a totalidade da Igreja única, esta pomba e esposa redimida e enriquecida com o sangue do esposo. Nela encontra o seu lugar a integridade virginal, a continência das viúvas e o pudor conjugal.

Todos estes membros que encontram nela o seu lugar, de acordo com as suas funções próprias, sigam a Cristo; neguem-se, ou seja, não se vangloriem; carreguem a sua cruz, ou seja, suportem no mundo por amor de Cristo tudo o que no mundo vos aflija. Amem àquele que é o único que não atraiçoa, o único que não é enganado nem engana; amem-lhe, porque é verdade o que promete. Tua fé vacila porque suas promessas tardam. Mantém-te fiel, persevera, tolera, aceita a demora: tudo isso é carregar a cruz.

 

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CALENDÁRIO PASTORAL 1-7 setembro 2025


 


 

SEGUNDA 1

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Canja Cáritas Cristo Rei

 

TERÇA 2

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

18: Projeto Margens: Ballet (são Vicente)

19:  Projeto Margens: Dirty Dncing (são Vicente)

19: Novena nas comunidades

19: encontro grupo jovem são Vicente: Vicentinos em Cristo

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro

 

QUARTA 3

6-7,30: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

18: encontro équipe paroquial

19,30: Estudo biblico em são Vicente para todas as comunidades: Lucas capitulo 20

 

QUINTA 4

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18:  Projeto Margens: Teclado (são Vicente)

19:  Projeto Margens: Violão (são Vicente)

18: projeto capoeira (São Pedro)

19: adoração eucarística nas comunidades.

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião

 

SEXTA 5 FERIADO

6: cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15,30: Participação ao Grito dos excluídos e excluídas. Evento Arquidiocesano

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

 19,30: Momento de espiritualidade do ECC


SÁBADO 6

Margens: das 8h30 às 9h30 - Inglês básico crianças e adolescentes.

Margen: das 9h30 às 10h30 Inglês intermediário.

Margens: das 10h30 as 11h30 Inglês Básico adultos

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações

Tarde: catequese nas comunidades

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

 

DOMINGO 7

7: missa santo Antônio

9: missa Cristo Rei

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

18: Missa são Pedro

19,30: Missa são Vicente

sábado, 23 de agosto de 2025

Grito dos excluídos 2025 deste ano avisa: “Água e lixo não combinam”

 



 

Igreja Católica se mobiliza para a tradicional manifestação em favor da vida, moradia e políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade

Na próxima sexta-feira (29), a Arquidiocese de Manaus vai lançar o tema do “Grito dos Excluídos” que, neste ano, terá dois eventos: o lançamento da campanha “Água e lixo não combinam” e a manifestação/procissão no dia 5 de setembro.

O Grito dos Excluídos é uma mobilização de católicos em todo o mundo que todos os anos reúne grupos de pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social para clamar pela vida, saúde, moradia, políticas públicas, respeito e dignidade.

Eventos

Na terça-feira (26), o Cardeal Leonardo Steiner e a equipe organizadora do evento vão apresentar, em entrevista coletiva, detalhes dos eventos deste ano.

A campanha “Água e lixo não combinam” busca chamar atenção dos católicos para a necessidade de despoluição e saneamento dos Igarapé de Manaus e também sobre a responsabilidade de cada um em não aumentar o que já está deteriorado.

A Arquidiocese está convocando 40 entidades públicas e privadas para assinar uma Carta-Compromisso com essa motivação.

No dia 5 de setembro, haverá caminhada pelas ruas de Manaus “dando voz a quem sofre com as injustiças sociais e clama por moradia digna, assistência à saúde, democracia, políticas públicas em favor dos que mais necessitam de ajuda”, diz a Arquidiocese.

 

CALENDÁRIO PASTORAL 25 -31 agosto 2025

 

 


 

SEGUNDA 25

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

15: projeto Terceira idade, amizade e união (São Vicente)

17: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

19: Canja Cáritas Cristo Rei

 

TERÇA 26

7,30: projeto Viva a melhor idade (São Pedro)

8: Mutirão com os jovens italianos no Rosário para pintar a casa 

9-11: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade são Pedro

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

18: projeto capoeira (São Pedro)

Margens: das 18h às 19h ballet crianças

Margens: das 19h às 20h dança adultos

19: Novena nas comunidades

19: encontro grupo jovem são Vicente: Vicentinos em Cristo

20: canja Cáritas da comunidade em são Pedro

 

QUARTA 27

6-7,30: cafezinho Cáritas em santo Antônio

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

18: projeto capoeira (São Vicente)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

18,30: encontro para articular o Grito dos excluídos (São Vicente)


QUINTA 28

7,30: projeto Viva a melhor idade (são Pedro)

18: projeto capoeira (São Pedro)

Margens: das 18h às 19h teclado

Margens: das 19h às 20h Violão

19: adoração eucarística nas comunidades.

19: Missa da unidade (Setor) em são Raimundo

20: os jovens italianos voltam para a Itália: muito obrigado pela vossa presença no meio de nós!

20: Canja Cáritas comunidade são Sebastião

 

SEXTA 29

6: cafezinho Cáritas comunidade de Santo Inacio

8,30: reunião do clero na Maromba

8-9: projeto Melhor idade, vida saudável (Santo Antônio)

10,30-12: o padre estará presente na capela de  (oração e atendimento de confissões)

18: Projeto capoeira (santo Antônio)

19: grupo de oração são Pedro

19,30: Estudo bíblico em santo Antônio  para todas as comunidades. Lucas 19

 

SÁBADO 30

Margens: das 8h30 às 9h30 - Inglês básico crianças e adolescentes.

Margen: das 9h30 às 10h30 Inglês intermediário.

Margens: das 10h30 as 11h30 Inglês Básico adultos

8-18: o padre atende na secretária paroquial

Tarde: equipes litúrgicas nas comunidades preparando as celebrações

Tarde: catequese nas comunidades

18: Canja Cáritas comunidade do Rosário

19: festa do seminário São José

 

DOMINGO 31 No quinto domingo do mês não tem missa

10: visita aos doentes (comunidade são Sebastião)

17: encontro jovens são Pedro: Raízes jovens

17: Encontro jovens são Sebastião: flechas da fé

 

ADORAÇÃO EUCARISTICA 28 agosto 2025

 



 

22º Domingo do Tempo Comum

 

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Lc 14,1.7-14

1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8 "Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado". 12 E disse também a quem o tinha convidado: "Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:   São Doroteu de Gaza

Colocar-se abaixo de todos

 

Existem duas classes de humildade, assim como existem duas classes de orgulho: a primeira classe de orgulho consiste em desprezar ao seu irmão, não o levando em consideração, como se não fosse nada, e em crer-se superior a ele. Se não tratamos imediatamente de vigiar-nos com rigor, cairemos pouco a pouco na segunda espécie que consiste em exaltar-se diante do próprio Deus e atribuir suas boas obras a si mesmo e não a Deus. Devemos lutar contra a primeira classe de orgulho, para não cair lentamente no orgulho total.

Existe também um orgulho mundano e um orgulho monástico. O mundano consiste em crer-se mais do que seu irmão por ser mais rico, mais belo, melhor vestido ou mais nobre do que ele. Quando percebemos que nos gloriamos nestas coisas, ou que nosso monastério seja maior ou mais rico ou mais numeroso, saibamos que ainda estamos no orgulho mundano. O mesmo acontece quando nos vangloriamos de qualidades naturais, por exemplo: ter uma bela voz ou salmodiar bem, ou ser hábil ou de trabalhar e servir corretamente. Estes motivos são mais elevados que os primeiros. Embora ainda se trate do orgulho mundano.

O orgulho monástico consiste em gloriar-se de suas vigílias, de seus jejuns, de sua piedade, de suas observações, de seu zelo, assim como em humilhar-se por vaidade. Tudo isso é orgulho monástico. Se não podemos evitar de orgulhar-nos, convém que este orgulho recaia sobre coisas monásticas e não mundanas. Explicamos, então, qual é a primeira espécie de orgulho e qual a segunda; também temos definido o orgulho mundano e o orgulho monástico. Mostremos agora quais são as espécies de humildade.

A primeira consiste em considerar ao seu irmão como mais inteligente que a si mesmo e superior em tudo; a saber, como dizia um santo: “Colocar-se abaixo de todos”.

A segunda espécie de humildade consiste em atribuir a Deus as boas obras. Essa é a perfeita humildade dos santos. Ela nasce naturalmente na alma como consequência da prática dos mandamentos. De fato olhemos, irmãos, as árvores carregadas de frutos: são os frutos que fazem curvar e baixar os galhos. Ao contrário, o galho que não tem frutos se ergue no espaço e cresce direito. Inclusive há certas árvores cujos galhos não dão frutos enquanto se mantêm erguidos para o céu, porém, se lhes coloca uma pedra para orientá-los para baixo, então dão fruto. O mesmo acontece com a alma: quando se humilha dá fruto, e quanto mais produz, mais se humilha. Porque quanto mais se aproxima de Deus, mais pecador se vê.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

sábado, 16 de agosto de 2025

TESTEMUNHO DOS JOVENS ITALIANOS NO ENCONTRÃO DA JUVENTUDE: SÁBADO 16 AGOSTO 2025

 





Caros paroquianos, temos o prazer de estar aqui hoje com vocês para compartilhar algumas reflexões sobre o rosto contemporâneo da fé entre os jovens em nossas paróquias italianas. A participação de crianças e adolescentes na vida paroquial na Itália é um aspecto fundamental de seu crescimento espiritual e religioso. Desde a mais tenra infância, as crianças são envolvidas em atividades litúrgicas e catequéticas, incluindo a preparação para os sacramentos, a primeira confissão e a comunhão. Durante esses anos, a paróquia se torna um lugar de formação e conexão, onde as crianças não apenas aprendem os princípios da fé cristã, mas também o valor da comunidade e da oração. Os adolescentes são então convidados a participar de momentos de reflexão que os acompanham em sua jornada rumo à Crisma. Este sacramento representa a transição para uma fé mais consciente, na qual os jovens se sentem chamados a testemunhar sua pertença à Igreja de forma pessoal e responsável. A preparação para a Crisma é frequentemente enriquecida por reuniões em grupo, momentos de serviço comunitário e atividades que os ajudam a fortalecer sua conexão com Deus e com os outros. Acompanhar os jovens através dos sacramentos não se limita, portanto, a um aspecto formal, mas busca torná-los protagonistas ativos de sua fé. A paróquia torna-se, assim, um espaço onde, juntamente com padres, catequistas e educadores, eles podem experimentar a vida cristã, desenvolvendo valores como solidariedade, respeito e amor ao próximo, ao mesmo tempo em que adquirem uma compreensão mais profunda de sua própria espiritualidade. 

Nos últimos anos, tem-se observado um crescente distanciamento dos jovens da vida da Igreja, fenômeno que reflete diversas questões estruturais e culturais. Muitos jovens se sentem desconectados e não representados pelas práticas e mensagens tradicionais da paróquia. Esse desalinhamento é acentuado por uma crise vocacional que afeta todos os aspectos da vida eclesial: dos padres aos catequistas e educadores. Outro obstáculo é o próprio sistema paroquial, muitas vezes rígido e pouco inclusivo, especialmente para aqueles que ainda não fazem parte de um contexto familiar ativo. No entanto, é possível encarar essas dificuldades com uma perspectiva positiva e proativa. A situação atual pode ser uma oportunidade para redescobrir e revitalizar um modelo de Igreja mais inclusivo para todos. 

É essencial que as paróquias invistam na superação de rigidez e barreiras, adotando formas mais modernas de diálogo e participação que não excluam, mas sim incentivem o envolvimento dos jovens. Precisamente neste momento desafiador, a possibilidade de uma Igreja mais flexível, atenta às reais necessidades dos jovens e às suas formas de interagir com a fé, pode tornar-se um farol de esperança. As paróquias devem tornar-se lugares onde a fé seja vivida autenticamente, mesmo fora das normas tradicionais, onde cada jovem possa sentir-se acolhido e encorajado a caminhar ao lado dos outros, sem se sentir julgado ou marginalizado.

 Confiemos este caminho ao Espírito para que a fé não se apague, mas sim se renove, vivida com alegria e esperança. Obrigado.