Pagens

sábado, 24 de maio de 2025

ADORAÇÃO EUCARISTICA 12 Junho 2025

 




SANTISSIMA TRINDADE 2025

 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: João 16,12-15

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12 "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13 Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu".

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Irineu de Lião

 

Demonstração da Pregação Apostólica

Os três artigos da fé: Pai, Filho e Espírito Santo

Eis aqui a exposição desta doutrina: Há um só Deus, Pai, incriado, invisível, Criador do universo, nem sobre o qual nem depois do qual há outro Deus; é um Deus racional, por isso a criação de todas as coisas segundo o Verbo. Deus é Espírito, e também pelo Espírito dispôs todas as coisas, como disse o profeta: Pela palavra do Senhor se estabeleceram os céus, e por seu Espírito todas as suas potências. Assim, como o Verbo cria, ou seja, opera na carne e lhe dá gratuitamente a existência, assim o Espírito ordena e dá forma às divinas potências; por isso e com toda a razão e conveniência se chama Filho ao Verbo, e Sabedoria de Deus ao Espírito. Bem disse o seu Apóstolo Paulo: Um só Deus Pai, que está sobre todas as coisas, com todas elas e em todos nós. Porque o Pai está sobre todas as coisas, mas o Verbo está com todas elas, visto que, por meio dele, o Pai criou todas as coisas; mas está em nós o Espírito que clama: Abbá, ó Pai! E faz o homem à semelhança de Deus. Portanto o Espírito revela o Verbo, e por isso os profetas anunciaram o Filho de Deus; mas o Verbo serve de laço ao Espírito, e por isso ele mesmo é quem ensina os profetas e eleva o ser humano até o Pai.

Eis aqui a regra de nossa fé, o fundamento do edifício que dá a firmeza ao nosso agir: Deus Pai incriado, simples, invisível, Deus único, Criador do universo. Este é o primeiro artigo de nossa fé. O segundo artigo: o Verbo de Deus, o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que apareceu aos profetas segundo o plano de sua profecia e segundo o Pai o dispôs em sua economia; por ele todas as coisas foram feitas, o qual, ao final dos tempos, para recapitular todas as coisas, fez-se homem entre os homens, visível e palpável, para destruir a morte, para mostrar a vida e para realizar a comunhão entre Deus e o homem. E o terceiro artigo: o Espírito Santo, pelo qual os profetas profetizaram e os Pais aprenderam tudo que concerne a Deus, e os justos foram guiados pelo caminho da justiça. Ele, ao final dos tempos, foi infuso de uma maneira nova sobre nossa humanidade, para renovar o homem para Deus em toda a terra.

Por este motivo o nosso novo nascimento, que é o Batismo, se dá por estes três artigos, e nos concede a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio de seu Filho e no Espírito Santo. Pois aqueles que portam o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, ou seja, ao Filho; por sua vez o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorrupção. Então, sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o Filho é o conhecimento do Pai, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança por meio do Espírito Santo. E quanto ao Espírito, o Filho, como ministro, o dispensa segundo a vontade do Pai, a quem e como o Pai quer.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário