Canto de exposição ao Santíssimo
Motivação do coordenador pastoral ou do ministro
Momento de silencio
Leitura da Bíblia: Marcos 7, 1-8.14-15.21-23
Naquele tempo: Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'.
Momento de silencio
Canto de meditação
Silencio
Leitura Patrística: Santo Irineu de Lião. Tratado contra as heresias
A tradição dos seus maiores
que eles fingiam observar como derivada da Lei era contrária à Lei dada por
Moisés. Por isso disse Isaías: Teus taverneiros colocam água no vinho,
indicando que ao austero preceito de Deus os maiores tinham misturado uma
tradição aguada, isto é, uma lei adulterada e contrária à Lei, como o
manifestou o Senhor, dizendo-lhes: Por que vós anulais o mandamento de
Deus por causa da vossa tradição? E não só anularam a Lei de Deus por suas
transgressões, colocando água no vinho, mas erguendo contra ela sua própria
lei, lei que ainda hoje se chama “farisaica”. Nesta lei tiram algumas coisas,
acrescentam outras e interpretam não poucas ao seu bem-querer. De tudo isto se
servem particularmente os seus próprios mestres.
Querendo reivindicar tais
tradições, não quiseram submeter-se à Lei de Deus que os orientava para a vinda
de Cristo; antes, recriminavam ao Senhor porque curava em sábado, coisa que
certamente - como já vimos - a Lei não proibia, já que, de certo modo, ela
também curava, prescrevendo a circuncisão naquele dia; porém, cuidavam-se muito
bem de acusarem a si mesmos por transgredir o preceito em nome de sua tradição
e da mencionada “lei farisaica”, não levando em conta o principal mandamento da
Lei, que é o amor a Deus.
Sendo este o primeiro e
principal preceito e o segundo o amor ao próximo, o Senhor ensinou que toda a
Lei e os profetas dependem destes dois mandamentos. E Ele mesmo não nos deu
nenhum mandamento maior do que este, mas o renovou, ordenando aos seus discípulos
amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmos. E Paulo diz
que o amor é o cumprimento perfeito da Lei, e quando desaparecem os
demais carismas, permanecerão a fé, a esperança e o amor, porém o maior dos
três é o amor; e que o conhecimento sem o amor de Deus não tem valor nenhum,
nem conhecer todos os segredos, nem a fé, nem a profecia, visto que tudo
é tolice e vaidade sem o amor; que o amor torna o homem perfeito, e quem ama a
Deus é um homem perfeito neste mundo e no futuro: porque jamais deixaremos de
amar a Deus, mas quanto mais o contemplemos, mais o amaremos.
Sendo, portanto, na Lei e no
Evangelho o primeiro e maior mandamento é o mesmo, isto é, amar o Senhor Deus
de todo o coração, e o segundo, semelhante a ele, amar o próximo como a si
mesmo, é evidente que um só e o mesmo é o Autor tanto da Lei como do Evangelho.
Assim, sendo os mesmos, em ambos os Testamentos, os mandamentos fundamentais da
vida, apontam para um mesmo Senhor, o qual deu, é verdade, preceitos
particulares adaptados a cada Testamento, porém propôs em ambos alguns
mandamentos comuns, os mais importantes e sublimes, sem os quais não é possível
salvar-se.
Silencio
Canto de meditação
Silencio
Preces espontâneas (o ministro convida a
partilhar pedidos a voz alta)
Pai nosso
Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.
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