Pagens

sabato 27 luglio 2024

QUARTO ENCONTRO DA PASTORAL FAMILIAR - 27 JULHO 2024

 




PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO


Canto inicial

Saudação e motivação do padre

Primeira leitura: Rom 12, 9-16

Que o amor de vocês seja sem hipocrisia: detestem o mal e apeguem-se ao bem; no amor fraterno, sejam carinhosos uns com os outros, rivalizando na mútua estima. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos; sejam fervorosos de espírito, servindo ao Senhor. Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Sejam solidários com os cristãos em suas necessidades e se aperfeiçoem na prática da hospitalidade. Abençoem os que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram, e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros.

 

Salmo 116

Ref. :Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica.

 

1.      Ele inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.

 

2.      Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma. Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia.

 

3.      O Senhor guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.

 

4.      Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. Andarei perante a face do Senhor na terra dos viventes.

 

Canto: Alleluja

Evangelho: Jo 13,34-35

Naquele tempo Jesus disse aos discípulos: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

 

Papa Francisco, Amoris Laetitia 99-100

Amabilidade

99. Amar é também tornar-se amável, e nisto está o sentido do termo asjemonéi. Significa que o amor não age rudemente, não actua de forma inconveniente, não se mostra duro no trato. Os seus modos, as suas palavras, os seus gestos são agradáveis; não são ásperos, nem rígidos. Detesta fazer sofrer os outros. A cortesia «é uma escola de sensibilidade e altruísmo», que exige que a pessoa «cultive a sua mente e os seus sentidos, aprenda a ouvir, a falar e, em certos momentos, a calar». Ser amável não é um estilo que o cristão possa escolher ou rejeitar: faz parte das exigências irrenunciáveis do amor, por isso «todo o ser humano está obrigado a ser afável com aqueles que o rodeiam». Diariamente «entrar na vida do outro, mesmo quando faz parte da nossa existência, exige a delicadeza duma atitude não invasiva, que renova a confiança e o respeito. (...) E quanto mais íntimo e profundo for o amor, tanto mais exigirá o respeito pela liberdade e a capacidade de esperar que o outro abra a porta do seu coração».

100. A fim de se predispor para um verdadeiro encontro com o outro, requer-se um olhar amável pousado nele. Isto não é possível quando reina um pessimismo que põe em evidência os defeitos e erros alheios, talvez para compensar os próprios complexos. Um olhar amável faz com que nos detenhamos menos nos limites do outro, podendo assim tolerá-lo e unirmo-nos num projecto comum, apesar de sermos diferentes. O amor amável gera vínculos, cultiva laços, cria novas redes de integração, constrói um tecido social firme. Deste modo, uma pessoa protege-se a si mesma, pois, sem sentido de pertença, não se pode sustentar uma entrega aos outros, acabando cada um por buscar apenas as próprias conveniências, e a convivência torna-se impossível. Uma pessoa anti-social julga que os outros existem para satisfazer as suas necessidades e, quando o fazem, cumprem apenas o seu dever. Neste caso, não haveria espaço para a amabilidade do amor e a sua linguagem. A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo, que reconfortam, fortalecem, consolam, estimulam. Vejamos, por exemplo, algumas palavras que Jesus dizia às pessoas: «Filho, tem confiança!» (Mt 9, 2). «Grande é a tua fé!» (Mt 15, 28). «Levanta-te!» (Mc 5, 41). «Vai em paz» (Lc 7, 50). «Não temais!» (Mt 14, 27). Não são palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam. Na família, é preciso aprender esta linguagem amável de Jesus.

Momento de silencio

Canto de meditação

Breve cochicho em grupinhos

Partilha

Canto

Apresentação do próximo ECC na nossa paróquia

Avisos

Pai nosso

Benção final

Canto finale

 

venerdì 26 luglio 2024

ADORAÇÃO EUCARISTICA Cristo bebeu as minhas amarguras para dar-me a suavidade de sua graça

 




 

Canto de exposição ao Santíssimo

Motivação do coordenador pastoral ou do ministro

Momento de silencio

Leitura da Bíblia: Evangelho de João 6, 24-35

Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

Eles perguntaram: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Momento de silencio

Canto de meditação

Silencio

Leitura Patrística:  Santo Ambrósio. Comentário ao Salmo 118

Sou pequeno e desprezível, porém não esqueço os teus decretos. Disponho da excelsa participação dos sacramentos celestiais. Agora me cabe a honra de participar da mesa celestial; meus banquetes já não os rega a água da chuva, não dependem dos produtos do campo, nem do fruto das árvores. Para minha bebida não necessito recorrer aos rios nem às fontes. Cristo é o meu alimento, Cristo é a minha bebida; a carne de Deus é o meu alimento e o sangue de Deus é a minha bebida. Para saciar-me, já não dependo da colheita anual, pois Cristo se oferece a mim diariamente.

Já não terei que temer as intempéries do tempo ou a esterilidade do campo, enquanto persista em uma empenhada e piedosa devoção. Já não desejo que desça sobre mim uma chuva de codornizes, que antes provocavam minha admiração; nem tampouco o maná, que antes preferia a todos os outros alimentos, pois os pais que comeram o maná continuaram tendo fome. Meu alimento é tal que se alguém o come não passará mais fome. Meu alimento não engorda o corpo, mas fortalece o coração do homem.

Antes considerava maravilhoso o pão do céu, pois está escrito: Deu-lhes para comer o pão do céu. Porém, não era aquele o pão verdadeiro, mas sombra do futuro. O pão do céu, o verdadeiro, o Pai o reservou para mim. Do céu desceu para mim aquele pão de Deus que dá vida ao mundo. Este é o pão da vida: e aquele que come a vida não pode morrer. Pois como pode morrer quem se alimenta da vida?

Como irá desfalecer quem possui em si mesmo uma substância vital? Aproximai-vos d’Ele e saciai-vos, porque é pão; aproximai-vos d’Ele e bebei, porque Ele é a fonte; aproximai-vos d’Ele e ficareis radiantes, porque Ele é luz; aproximai-vos d’Ele e sereis libertados, porque onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade; aproximai-vos d’Ele e sereis absolvidos, porque Ele é o perdão dos pecados. Perguntais-me quem é este? Ouçam a Ele mesmo, que diz: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim não passará fome, e o que crê em mim não passará sede. O ouvistes, o vistes e não crestes n’Ele: por isso estais mortos; crede ao menos agora, para que possais viver. Do Corpo de Deus brotou para mim uma fonte eterna; Cristo bebeu minhas amarguras para dar-me a suavidade de sua graça.

 

Silencio

Canto de meditação

Silencio

Preces espontâneas (o ministro convida a partilhar pedidos a voz alta)

Pai nosso

Canto de reposição do Santíssimo Sacramento.

 

 

 

CALENDÁRIO PASTORAL 29 JULHO-4 AGOSTO 2024





 

SEGUNDA 29

19,30: terço dos homens na comunidade santo Antônio

19: Grupo de oração Mensageiros da paz: são Vicente

18,30: Pe Paolo volta nas aulas na Faculdade Católica (até dezembro)

 

TERÇA 30

15: visita dos ministros aos doentes e idosos da comunidade santo Antônio

15-18: tarde dee formação para os professores da Faculdade Católica 

19: Novena nas comunidades

 

QUARTA 31

15-18: tarde dee formação para os professores da Faculdade Católica 

18,00: Procissão e Missa padroeiro Santo Inacio de Loyola

 

QUINTA 1 – AGOSTO MÊS VOCACIONAL

19: adoração eucarística nas comunidades: https://saovicentepar.blogspot.com/2024/07/adoracao-eucaristica-cristo-bebeu-as.html

 

SEXTA 2

19: grupo de oração são Pedro

19: preparação da liturgia do domingo em Cristo Rei

 

SÁBADO 3

14-18: padre Paulo atende na secretária paroquial

Tarde: catequese nas comunidades

15: encontro com os coordenadores da Pastoral da Criança

18: preparação da liturgia do domingo em Santo Antônio

18: encontrão da PJ. Tema: a amizade

 19,30: encontro ministros da Palavra e da Eucaristia em são Sebastião

DOMINGO 4

7: Missa Santo Antônio

17: Missa Cristo Rei

18,30: Missa são Pedro

19,30: Missa são Vicente

lunedì 22 luglio 2024

CALENDÁRIO PJ AGOSTO-DEZEMBRO 2024

 





Pastoral da Juventude - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Vila Fátima -  Guarulhos/SP
PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

PASTORAL DA JUVENTUDE

CALENDÁRIO E PROGRAMAÇÕES

PERÍODO:  AGOSTO DE 2024 À FEVEREIRO DE 2025

MÊS

PROGRAMAÇÃO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

AGOSTO

 

·         Encontrão da Juventude

( Tema: Amizade)

03/08/24

Das 18:00 às 20:00h

Paróquia São Vicente

·         Formação litúrgica:

 “ a oração na vida das juventudes”

04/08/24

Das 8:00 às 17:00h

Centro de treinamento Maromba

·         Terço da Juventude

06/08/ 24

Às 19:00h

Comunidade São Pedro

·         Encontro Padres e amigos do Pe. Paolo

10/08/24

Das 16:00 às 18:00h

Paróquia São Vicente

·         Estudo teológico

18/08/24

Das 8:30 às 12:00h

Paróquia São Vicente

·         Movimento Fé e cidadania

18/08/24

Às 16:00 h

Praia da Ponta Negra

·         Retiro Espiritual

22/08/24

Das 8:00 às 17:00h

Capelinha do Padre

( Com. Santo Antônio)

SETEMBRO

·         Terço da Juventude

03/09/ 24

Às 19:00h

Comunidade São Sebastião

·         Grito dos excluídos

07/09/24

A  definir

A definir

·         Tarde esportiva da Juventude

08/09/24

Das 13:00h às 17:00h

CMPM VII

·         Estudo teológico

15/09/24

Das 8:30 às 12:00h

Paróquia São Vicente

·         Início dos ensaios para o musical de Natal ( Música, teatro e dança)

30/09/24

Às 18:30h

Paróquia São Vicente

·         Retiro Espiritual

26/09/24

Das 8:00 às 17:00h

Capelinha do Padre

( Com. Santo Antônio)

·         Gincana Bíblica

29/09/24

09:00h

Comunidade Cristo Rei

OUTUBRO

·         Terço da Juventude

01/10/ 24

Às 19:00h

Comunidade Santo Antônio

·         Encontrão da Juventude

(Tema: Jovens e missão)

05/10/24

Das 18:00 às 20:00h

Paróquia São Vicente

·         Tarde esportiva da Juventude

06/10/24

Das 13:00h às 17:00h

CMPM VII

·         Retiro Espiritual

17/10/24

Das 8:00 às 17:00h

Capelinha do Padre

( Com. Santo Antônio)

·         Estudo teológico

20/10/24

Das 8:30 às 12:00h

Paróquia São Vicente

 

NOVEMBRO

·         Roda de Conversa

( Diálogo e escuta)

02/11/24

Às 18:00h

Paróquia São Vicente

·         Tarde esportiva da Juventude

03/11/24

Das 13:00h às 17:00h

CMPM VII

·         Terço da Juventude

05/11/ 24

Às 19:00h

Com. Santo N. S do Rosário

·         Estudo teológico

17/11/24

Das 8:30 às 12:00h

Paróquia São Vicente

·         Retiro Espiritual

21/11/24

Das 8:00 às 17:00h

Capelinha do Padre ( Com. Santo Antônio)

DEZEMBRO

·         Tarde esportiva da Juventude

01/12/24

Das 13:00h às 17:00h

CMPM VII

·         Terço da Juventude

03/12/ 24

Às 19:00h

Comunidade Cristo Rei

·         Encontrão da Juventude

( Tema: Advento)

 

07/12/24

Das 18:00 às 20:00h

Paróquia São Vicente

·         Estudo teológico

15/12/24

Das 8:30 às 12:00h

Paróquia São Vicente

·         Musical de Natal

21/12/24

Às 19:30h

Paróquia São Vicente

·         Evento ecológico

29/12/24

Às 09:00h

Ponte Rio Negro

JANEIRO

·         Escola de formação Bíblica

18, 19 e 25,26/ 01/25

A  definir

Paróquia São Vicente

·         Terço da Juventude

07/ 01/25

14/ 01/25

21/ 01/25

28/ 01/25

Às 19:00h

Com. Santo Inácio

Com. São Vicente

Com. São Pedro

Com. São Sebastião

FEVEREIRO

·         Retiro Espiritual

01 e 02/ 02/25

Às 17:00

Parque dos Barões

 

HORÁRIO DE ENCONTROS DOS GRUPOS DA PASTORAL DA JUVENTUDE

COMUNIDADE

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

·         Santo Antônio

Domingo

Às 17:00h

·         São Sebastião

Domingo

Às 17:00h

·         São Pedro

Domingo

Às 17:00h

·         Cristo Rei

Domingo

Às 18:00h

·         São Vicente

Quarta- feira

Às 18:30h

·         Nossa Senhora do Rosário

Sexta- Feira

Às 19:00h

·         Santo Inácio

Sexta- Feira

Às 19:30h